• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 12:49:08 -03

    Folhainvest responde: Tenho 82% em imóvel e 7% em renda fixa. Altero?

    DE SÃO PAULO

    11/01/2016 02h00

    RESPOSTA DE WILLIAM EID JUNIOR, PROFESSOR DA FGV-SP - Como não tenho os montantes, a resposta terá um cunho mais geral, considerando também os 10% que você informou ter em uma empresa de serviços e o 1% em renda variável. Com o rendimento que pode ser obtido hoje na renda fixa, com a taxa básica de juros (Selic) em 14,25% ao ano, é sempre uma tentação converter outros ativos para aplicar mais nesses produtos, pensando na rentabilidade potencial.

    Mas, a não ser em casos muito específicos, a venda de um imóvel agora é muito difícil. Além disso, para vendê-lo, possivelmente terá que ser feito um ajuste forte no preço, tirando qualquer vantagem da aplicação em renda fixa. Quanto a aplicar em renda variável, não há perspectiva nenhuma de recuperação da Bolsa brasileira nos próximos anos. A Bolsa fechou em baixa pelo terceiro ano seguido e não parece ter motivos para se recuperar em 2016.

    Novamente voltamos à renda fixa para calcular o custo de oportunidade de investir em renda variável. Com 14,25% ao ano, em três anos podemos obter uns 50% de retorno sem risco. Para uma aplicação em Bolsa compensar, por exemplo, ela deverá dar pelo menos de 80% a 100% nos próximos três anos. Muito difícil. Em suma, provavelmente é muito melhor você ficar onde está.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024