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    Grupo Pão de Açúcar registra queda nas vendas em mesmas lojas

    DA REUTERS

    12/01/2016 11h55

    Eduardo Knapp - 24.abr.2015/Folhapress
    Produtos gourmet do supermercado Pão de Açúcar no Shopping Iguatemi, em SP
    Produtos gourmet do supermercado Pão de Açúcar no Shopping Iguatemi, em SP

    As vendas em mesmas lojas do Grupo Pão de Açúcar recuaram no quarto trimestre, derrubando as ações do grupo na manhã desta terça-feira (12).

    As vendas em mesmas lojas (abertas há mais de 12 meses) consolidadas do grupo tiveram baixa de 2,3% no quarto trimestre, seguindo tendência de queda vista nos trimestres anteriores diante da recessão econômica.

    O resultado foi derrubado pelas vendas em mesmas lojas da empresa de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo, que tombaram 15,2% no período. Já as vendas do multivarejo —que reúne as bandeiras Pão de Açúcar e Extra— e da bandeira de atacarejo Assaí subiram 1,9%. Mesmo o crescimento de 9,5% das vendas da Cnova não foi suficiente para evitar o dado geral negativo.

    "Esperávamos alguma recuperação no multivarejo, mas o que houve foi crescimento de receita basicamente por conta do aumento de número de lojas", disse à Reuters o analista do Brasil Plural Felipe Cassimiro. O banco esperava crescimento de 3,4% das vendas mesmas lojas do multivarejo.

    O GPA inaugurou 25 unidades no trimestre, sendo 24 do segmento alimentar e uma da Casas Bahia. Dessa forma, a receita líquida consolidada do grupo ficou praticamente estável no período de outubro a dezembro, com variação positiva de 0,2%, para R$ 19,7 bilhões.

    As receitas do segmento alimentar tiveram alta de 6,7%, impulsionada pelo avanço de 27,8% na bandeira de atacarejo Assaí, que tem atraído mais clientes em busca de preços mais baixos diante da redução da renda e confiança do consumidor. O faturamento do multivarejo teve variação negativa de 0,3%.

    Já o segmento não alimentar viu a receita recuar 6,2%, principalmente pela baixa de 14,7% apurada na empresa de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo, controladora da Casas Bahia e do Ponto Frio.

    A receita da companhia de comércio eletrônico Cnova subiu 9,5%. "As vendas de não alimentos tiveram desempenho superior ao do mercado, apesar do cenário macro desfavorável", ressalvou o GPA em comunicado ao mercado.

    Às 11h55, as ações preferenciais do grupo tinham queda de 1,41%, enquanto o Ibovespa tinha variação positiva de 0,67%.

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