• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 09:19:27 -03

    WhatsApp diz que deixará de cobrar taxa de assinatura

    DA REUTERS

    18/01/2016 09h55

    Reprodução
    Aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou que vai deixar de cobrar assinatura
    Aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou que vai deixar de cobrar assinatura

    O aplicativo de mensagens WhatsApp, da empresa americana Facebook, informou no blog da companhia que deixará de aplicar a taxa de assinatura de US$ 0,99 cobrada após um ano do uso do serviço.

    "Estamos felizes de anunciar que o WhatsApp não irá mais cobrar taxa de assinatura", afirmou o presidente-executivo da companhia, Jan Koum, nesta segunda-feira (18). Ele avalia cobrar de empresas o envio de notificações para os usuários.

    A empresa, criada há sete anos e que foi comprada pelo Facebook em 2014 por US$ 19,2 bilhões, tem atualmente quase 1 bilhão de usuários e está testando fazer com que restaurantes, companhias aéreas e companhias de cartões de crédito paguem para entrar em contato com os membros da plataforma, disse Koum.

    Por anos, o WhatsApp pedia que seus usuários pagassem uma taxa de uso do serviço após o primeiro ano de utilização.

    "Hoje anunciamos que o WhatsApp será gratuito aos usuários", disse Koum a um público de empreendedores e investidores durante uma conferência em Munique, sem dar mais detalhes.

    "Conforme crescemos, descobrimos que essa abordagem não funcionou bem. Muitos usuários do WhatsApp não têm cartão de débito ou crédito e ficavam preocupados em perder acesso a seus amigos e família após seu primeiro ano", disse a empresa.

    "Então, nas próximas semanas, iremos remover as taxas das diferentes versões do aplicativo, e o WhatsApp não mais irá cobrar pelo serviço", completou.

    Segundo a revista "Wired", Koum disse ainda que "para o público na Índia ou Brasil, é muito difícil pagar essa taxa, porque as pessoas não necessariamente têm cartões de crédito ou infraestrutura para fazer pagamentos".

    A empresa esclareceu que, mesmo com a retirada das taxas, não pretende introduzir anúncios no aplicativo. No entanto, disse que a partir deste ano, testará ferramentas que permitirão aos usuários utilizar o WhatsApp para se comunicar com empresas e organizações que desejarem.

    "Isso pode significar se comunicar com seu banco sobre se uma transação recente foi fraudulenta, ou com uma companhia aérea sobre um voo atrasado", disse a companhia, sem dar mais detalhes.

    VEJA 10 OPÇÕES DE APLICATIVOS

    Viber
    www.viber.com/pt/
    O aplicativo permite troca de mensagens, vídeos e imagens em uma plataforma simples e intuitiva. A principal vantagem do app é a possibilidade de fazer chamadas de áudio e vídeo com qualidade de som HD. No entanto, as ligações ficam à mercê de boas conexões com a internet.

    Hangouts
    www.google.com/hangouts/

    O programa dá ao usuário a opção de bater papo pela rede social Google+ e recentemente adicionou o serviço de trocar de SMS. Ele está disponível para Android, IOS e computadores, mas só é possível trocar mensagens com usuários do Google.

    Skype
    www.skype.com/pt-br/

    Apesar de ter grande foco em chamadas de vídeo, o aplicativo é uma excelente opção para conversar por texto. Com a possibilidade de trocar mensagens individuais ou em grupo, o Skype só peca no excesso de propagandas em sua interface.

    KaKaoTalk
    www.kakao.com/talk
    No aplicativo é possível trocar mensagens de texto, voz, imagens, nota de áudio, compartilhar eventos e contatos. O programa sincroniza os números da agenda telefônica do usuário e os adiciona automaticamente a lista do app, porém ele não é muito popular o Brasil.

    Line
    line.me/pt-BR
    O software concede a oportunidade de trocar mensagens de voz e de texto, essa ultima com simpáticos stickers exclusivos. O diferencial em relação aos outros aplicativos é a plataforma QR-Code acoplada ao app. Um ponto negativo é o fato de ele não mostrar quando um amigo está on-line.

    Kik Messenger
    www.kik.com

    O app oferece troca de mensagens de texto, voz e imagens instantaneamente. Versátil e acessível, ele está disponível para Android, IOS, Windows Phone, Symbian e Blackberry. No entanto, não é possível fazer chamadas de voz ou vídeo conferência com o programa.

    WeChat
    www.wechat.com/pt/

    Além da trocar mensagens de texto, imagens, chamadas de voz e de vídeo, é possível passar o tempo com jogos disponíveis na plataforma. Boa pedida para quem quer conhecer gente nova, o programa tem a função "Olhar ao Redor", que localiza pessoas próximas. Apesar da plataforma leve, ele pode travar durante as chamadas.

    GroupMe
    https://groupme.com/

    Reprodução
     Telegram (https://telegram.org/):Com uma interface bastante agradável, o app disponibiliza funções de troca de mensagens de texto, imagens e vídeos. O grande diferencial da plataforma é a possibilidade de enviar documentos em doc, pdf e vários outros formatos. O ponto negativo é que as pessoas ainda não o aderiram em grande escala no país.
    Tela do Telegram

    Este é o aplicativo para quem curte juntar os amigos em uma grande conversa. Ele sincroniza contatos da agenda para ajudar o usuário a criar grupos. Por meio dele não é possível abrir um bate-papo individual.

    Facebook Messenger
    O comunicador instantâneo está diretamente ligado ao Facebook, mesmo sendo um app a parte. Por ele é possível trocar mensagens de texto, voz e emoticons divertidos, no entanto só é possível conversar com pessoas que tenham conta na rede social. Versões para Android (http://goo.gl/2BBla1 ), iOS (http://goo.gl/f7KSUU ) e WindowsPhone (http://goo.gl/TlnEv3 )

    Telegram
    telegram.org/
    Com uma interface bastante agradável, o app disponibiliza funções de troca de mensagens de texto, imagens e vídeos. O grande diferencial da plataforma é a possibilidade de enviar documentos em doc, pdf e vários outros formatos. O ponto negativo é que as pessoas ainda não o aderiram em grande escala no país.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024