• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 14:43:17 -03

    BTG Pactual demite 305 empregados no Brasil para reduzir 25% dos custos

    DA REUTERS

    29/01/2016 16h08

    O Grupo BTG Pactual anunciou a demissão de 305 empregados no Brasil, de um total de 1.653. Em comunicado ao mercado nesta quinta-feira (28), o banco de investimentos disse que busca, com o corte de pessoal em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras cidades do país, reduzir seus custos totais em 25%.

    O grupo informou ainda que "nenhuma linha de negócios foi ou será desativada".

    Na quarta-feira (27), uma fonte disse à Reuters que o BTG Pactual planejava cortes de até um quarto de sua equipe sediada no Brasil, parte do esforço para adaptar o quadro de pessoal ao novo tamanho da instituição após a prisão em novembro do fundador do grupo, André Esteves.

    Esteves, que também era presidente-executivo do BTG Pactual, foi preso sob acusação de obstruir a operação Lava Jato, que investiga um esquema bilionário de corrupção envolvendo a Petrobras. O banqueiro, que nega as acusações, foi colocado em prisão domiciliar em dezembro.

    Após a prisão de Esteves, o maior banco de investimentos da América Latina começou a vender ativos e a desmontar operações no mercado financeiro.

    Os ativos totais do banco caíram 12%, para R$ 266,6 bilhões, em dezembro contra setembro de 2015. Uma série de ativos, incluindo carteiras de crédito e participações em companhias, foram colocados à venda para reforçar a liquidez.

    Excluindo a gestora de recursos na Suíça BSI do grupo, o BTG Pactual tinha cerca de 3.300 empregados no mundo em dezembro.

    DEDICAÇÃO

    Os cortes de empregos atingiram todas as áreas, incluindo atividades fundamentais como banco de investimento, vendas, trading e gestão de recursos, disseram duas fontes com conhecimento direto do assunto nesta quinta-feira.

    "O BTG Pactual esclarece, ainda, que nenhuma linha de negócios foi ou será desativada, e que continuará atendendo aos seus clientes com a mesma dedicação, excelência e qualidade de serviços", disse o banco em nota ao mercado divulgada nesta quinta-feira.

    Uma das duas fontes disse que alguns empregados nos EUA na divisão de mercados de capitais foram demitidos, entre eles Hugo Souza, Cristiano Leão e Antonio Filpo, que se juntou recentemente ao BTG Pactual vindo do Banco Safra para liderar a unidade de private banking aberta em Miami em abril.

    Souza, Leão e Filpo não foram localizados. O BTG Pactual não fez comentários além das informações no comunicado ao mercado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024