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    Gol não consegue repatriar receitas e interrompe rota venezuelana

    SAMY ADGHIRNI
    DE CARACAS

    09/02/2016 02h00

    Leonardo Wen/Folhapress
    ORG XMIT: 274901_1.tif Desastre Aéreo do Airbus-A320 da TAM: avião da Gol pousa na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, SP, que passou a receber ranhuras após acidente com o Airbus-A320 que matou 199 pessoas em 17 de julho de 2007. (São Paulo, SP, 27.07.2007. Foto de Leonardo Wen/Folhapress)
    Avião da companhia aérea Gol pousa na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo

    Após meses de infrutíferas negociações com o governo chavista para tentar repatriar R$ 351 milhões bloqueados na Venezuela, a Gol decidiu interromper a rota entre São Paulo e Caracas, que opera desde 2007.

    A informação foi confirmada à Folha pela empresa. Como a medida já entrou em vigor, o voo que sairia de Guarulhos nesta terça-feira (9) não será realizado.

    Passageiros afetados pela medida estão sendo reacomodados em outras companhias.

    A Gol já havia reduzido a frequência de 28 para 2 voos semanais desde 2014.

    Mas o impasse na Venezuela, somado à grave recessão no Brasil, levou a empresa a engrossar a lista de empresas aéreas, como Air Canada e Alitalia, que encerraram operações na Venezuela pelas mesmas razões.

    O problema decorre do complexo sistema de câmbio em vigor no país, onde o governo socialista maneja várias taxas de conversão.

    Empresas aéreas são obrigadas a vender passagens em bolívar, moeda venezuelana. Parte do dinheiro arrecadado é usado para gastos locais, como salário de funcionários, pagamentos de taxas e de querosene.

    O excedente, porém, precisa ser transformado em dólar para ser repatriado ao país de origem das companhias aéreas.

    TAXAS

    Em 2012, as empresas podiam repatriar o dinheiro a uma taxa preferencial de 4,3 bolívares por US$ 1. Em 2013, o índice de conversão passou para 6,3 bolívares/US$ 1, o que significou, na prática, uma desvalorização dos ativos das empresas aéreas no país.

    A viabilidade comercial das operações ficou ainda mais comprometida em 2015, quando o governo impôs conversão a 12 bolívares/US$ 1.

    Em reiteradas reuniões com autoridades venezuelanas, a Gol buscou solução para repatriar o valor acumulado numa taxa mais favorável, mas nem sequer a intermediação da Embaixada do Brasil e o apoio da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) foi suficiente.

    A dívida total das companhias supera US$ 3,9 bilhões, segundo a Iata.

    A Gol poderá usar seu capital retido na Venezuela para comprar imóveis ou algum outro patrimônio para preservar os ativos no país.

    A TAM, que já havia reduzido a frequência para um voo semanal e tem R$ 161 milhões bloqueados no país, se recusou a dizer se manterá a rota.

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