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    Aproveitar feiras de negócios requer planejamento e até preparo físico

    DIEGO IWATA LIMA
    DE SÃO PAULO

    15/02/2016 02h00

    Todos os anos, mais de 2.200 feiras ocorrem no Brasil. Para os pequenos e médios empreendedores, podem ser oportunidades de negócios, seja como expositores ou apenas visitantes.
    Mas aproveitar ao máximo esses eventos requer que o empresário se prepare com antecedência.

    "Quem não se organiza perde tempo e recursos", afirma Armando Campos Mello, presidente da Ubrafe (União Brasileira dos Produtores de Feiras).

    Para os empresários, segundo especialistas, a preparação começa com a definição sobre quais eventos participar e qual o objetivo a ser alcançado em cada um deles.

    "É comum que departamentos diferentes da empresa não tenham consenso sobre o porquê da participação, o que gera desperdício de trabalho e frustração", afirma José Carmo de Oliveira, consultor do Sebrae.

    Ricardo Matsukawa/UOL/Folhapress
    Movimentação na Campus Party 2015, evento de tecnologia que começa nesta terça-feira (3), no São Paulo Expo
    Movimentação na Campus Party 2015, evento de tecnologia realizado no São Paulo Expo

    Cada objetivo requer um tipo de estande diferente. "Começar pelo rascunho da planta baixa do estande ajuda a organizar as ideias", recomenda Oliveira.

    "Se a ideia é fazer contatos apenas, o estande precisa ser convidativo, com comida e conforto, para que as pessoas entrem no estande. Se o objetivo é vender, ele deve ser o mais 'clean' possível, para facilitar a circulação das pessoas e a exposição dos produtos", completa.

    O consultor Fernando Lummertz, autor de livros sobre melhor aproveitamento de feiras e exposições, alerta para a importância da boa localização do estande.

    "Esquinas e proximidades de banheiros e praças de alimentação são bons locais, pela alta circulação de pessoas", afirma.

    Lummertz recomenda ainda treinar o pessoal que representará a empresa.

    "Muita gente acha que basta levar funcionários dos departamentos de marketing e vendas, já que eles estão acostumados a lidar com clientes. Mas a feira é uma rotina muito diferente da do escritório", afirma o consultor.

    POTENCIAL

    Alessandra Luchi, executiva de expansão da IGui Piscinas, conta que a empresa começou a participar de feiras no ano passado.

    Para escolher os eventos mais adequados, a companhia estuda estatísticas sobre geração de negócios e lê reportagens sobre as edições anteriores.

    "É a melhor maneira de entender o impacto", diz a executiva. "Também acho válido escolher feiras chanceladas por entidades e associações de relevância na área em que você quer atuar. Procuro sempre aquelas patrocinadas ou apoiadas pela ABF [Associação Brasileira de Franquias]."

    Segundo Luchi, a IGui gasta entre R$ 200 mil e R$ 300 mil para participar de um evento de grande porte.

    O investimento, diz, compensa. No ano passado, a companhia conseguiu 25 novos franqueados a partir dos contatos feitos

    VISITANTES

    Um dos franqueados captados pelo IGui em eventos foi Carlos Henrique Kleve, 29.

    Para escolher a IGui, Kleve fez a lição de casa. "Antes da feira eu li bastante a respeito dos participantes e delimitei minha pesquisa", conta.

    Ele já chegou à exposição de franquias realizada no Rio, em setembro de 2015, com o espaço todo mapeado. "Já sabia o que queria conhecer melhor, então, fui bem objetivo na busca", afirma.

    Não andar a esmo é uma das principais recomendações para os visitantes. Mas especialistas aconselham também a reservar um tempo para alguma descoberta.

    "Às vezes, um novo negócio pode surgir a partir da visitação a um estande que não estava nos planos inicialmente", diz o consultor Lummertz.

    Outra dica é estar pronto para longas jornadas. Kleve ficou cerca de dez horas visitando os estandes.

    "Prepare-se para uma maratona, use roupas confortáveis e alimente-se de maneira leve, para se cansar menos ", sugere Armando Mello, da Ubrafe.

    *

    ALVO CERTEIRO
    Como se preparar para participar dos eventos

    EXPOSITORES:

    PLANEJE
    Defina o objetivo no evento. Vender produtos, fazer parcerias de negócios ou expor novidades? O sucesso da participação deve ser avaliado a partir disso

    TREINE
    Mesmo equipes experientes de vendas precisam de treinamento para feiras. O trabalho nessas ocasiões tem pouco a ver com o dia a dia na empresa

    POSICIONE-SE
    Organizadores fornecem mapas com as áreas de maior circulação, como banheiros e praças de alimentação. Esquinas também têm boa visibilidade

    VISITANTES:

    APRESENTE-SE
    Se for o caso, além de cartões de visita, leve folders que expliquem seu negócio e, se possível, amostras do produto

    ESTEJA CONFORTÁVEL
    Aproveitar uma feira demanda muito tempo rodando pelos estandes. Use roupas e calçados confortáveis para amenizar as horas em pé

    ESTUDE
    As feiras divulgam mapas da localização das empresas e cronograma das palestras. Prepare um roteiro detalhado com os estandes que quer ver e o que quer fazer

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