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    Às moscas, aeroporto na Serra da Capivara é internacional só no nome

    DANIELE BELMIRO
    DE SÃO PAULO

    17/02/2016 02h00

    Francisco Gilasio/Governo do Piaui
    Sao Raimundo Nonato,PI,Brasil 27.10.2015 Aeroporto de sao Raimundo Nonato Foto: Francisco Gilasio/Governo do Piaui ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Aeroporto de São Raimundo Nonato; local não recebe voos comerciais desde a inauguração

    Era para ser um aeroporto internacional, receber voos das principais empresas aéreas do país e facilitar o acesso dos turistas ao Parque Nacional Serra da Capivara.

    Mas 12 anos e R$ 18 milhões depois, o Aeroporto Internacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, é internacional apenas no nome. E até hoje, quatro meses após ser inaugurado, nunca recebeu um voo comercial.

    Apenas 25 aeronaves particulares, com cerca de 80 passageiros, passam pela pista por mês. O terminal de passageiros permanece fechado desde a inauguração, e o custo mensal de manutenção do aeroporto é de R$ 150 mil, pagos pelo Estado do Piauí.

    A construção era reivindicação antiga dos pesquisadores do parque. A expectativa era que o empreendimento, bancado pela União e pelo Estado, atraísse mais turistas.

    Mas o parque, nos 12 anos de obras do aeroporto, foi se deteriorando e perdendo visitantes, segundo a arqueóloga Niède Guidon, uma das responsáveis.

    Sem receber verba do governo, o parque não tem dinheiro para fazer a manutenção nem para pagar aos funcionários, que passaram de 270 a 40, segundo Guidon.

    Para ela, o atraso na obra contribuiu para a situação. "O aeroporto mais próximo é o de Petrolina (PE), a 350 km, e as estradas são péssimas."

    SEM DEMANDA

    O governo do Piauí diz que a obra do aeroporto demorou por causa de atrasos no repasse do Ministério do Turismo e por um embargo do Ministério Público Federal, que investigava irregularidades.

    O aeroporto tem autorização da Anac (agência de aviação civil) para funcionar, mas as companhias dizem não haver demanda, segundo o secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires.

    O Estado oferece isenção de tarifas e subsídios às empresas e até se propôs a patrocinar os voos com publicidade na aeronave. "Mas as companhias não conseguem fechar equação financeira para viabilizar as operações."

    Apesar de ser internacional no papel e no nome, o aeroporto não tem condição de receber voos transcontinentais. Além de a pista não estar homologada para esses aviões, por ser curta, não há estrutura federal de imigração e aduana.

    O Estado negocia com a empresa paraense de táxi-aéreo Piquiatuba, que pretende começar a operar em março. Os voos serão feitos duas vezes por semana, em aviões para 30 passageiros, segundo o diretor Fábio Pazetto.

    O Parque Nacional Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco devido à concentração de sítios arqueológicos, recebe cerca de 18 mil visitantes por ano. O potencial, porém, é de 5 milhões, segundo Niède.

    Segundo a chefe interina do Parque Nacional Serra da Capivara, Maria Lucia Carvalho, a situação do local é um reflexo da crise financeira do país.

    "Empresas como a Petrobras, que injetavam somas razoáveis, não estão mais colaborando", lamenta.

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