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    Presidente da Volkswagen nos EUA renuncia em meio a investigação

    DA REUTERS

    10/03/2016 11h05

    Michael Horn, o mais alto executivo da Volkswagen nos Estados Unidos, está renunciando ao cargo quase seis meses depois de a montadora alemã ter admitido instalar software para permitir que 580 mil veículos a diesel nos Estados Unidos emitissem poluentes em excesso, disse a empresa na quarta-feira (9).

    Horn, presidente e presidente-executivo do Volkswagen Group of America desde 2014, está deixando o posto por acordo mútuo "para perseguir outras oportunidades com efeito imediato", disse a VW.

    O executivo, de 54 anos, não pôde ser imediatamente contatado. Um advogado de Horn não retornou imediatamente o pedido de comentários.

    A montadora alemã disse que Hinrich J. Woebcken, ex-executivo da BMW que atuava com compras globais e outras tarefas, assumirá o cargo de Horn temporariamente. Em janeiro, a VW nomeou Woebcken diretor da região da América do Norte, com efeito em 1º de abril.

    Horn enviou um e-mail aos funcionários agradecendo o apoio e por se unirem durante a crise.

    A saída de Horn ocorre num momento em que a VW continua a negociar com a Califórnia, o Departamento de Justiça e a Agência de Proteção Ambiental sobre possível consertos ou recompras dos veículos a diesel que emitem até 40 vezes a poluição permitida por lei. A empresa tem 24 de março como prazo final para dizer a um juiz federal se tem uma solução aceitável.

    ENTENDA

    O escândalo começou em setembro do ano passado, quando a Volkswagen admitiu ter instalado o software manipulador em 11 milhões de veículos diesel em todo o mundo.

    O sistema é capaz de detectar quanto um carro está sendo testado em laboratório, e de reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio, um poluente associado a problemas de saúde.

    As autoridades regulatórias dos Estados Unidos determinaram que as emissões de poluentes nas ruas são até 40 vezes maiores do que as demonstradas em testes. A Volkswagen controla também as marcas Audi e Porsche, e a SEAT e Skoda, na Europa.

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