• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 10:12:20 -03

    Rede social para universitários recebe investimento milionário

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    18/03/2016 02h00

    Cristina Lacerda/Divulgacao
    Rodrigo Salvador, 26, cofundador da start-up Passei Direto que recebeu investimento milionário
    Rodrigo Salvador, 26, cofundador da start-up Passei Direto que recebeu investimento milionário

    A Passei Direto, rede social brasileira para universitários compartilharem material e tirarem dúvidas, recebeu investimento de R$ 23 milhões para expansão do negócio.

    A injeção de recursos foi liderada pela empresa norte-americana Chegg, que possui serviços como professores 24 horas e aluguel de livros pela internet.

    Os fundos de capital de risco Redpoint e.ventures e Valor Capital, que já haviam investido na start-up, também participaram da rodada.

    Fundado no Rio de Janeiro, o Passei Direto tem cerca de 5 milhões de alunos cadastrados e acervo com 1 milhão de material didático, entre livros, vídeos e exercícios. O conteúdo é incluído pelos usuários e gratuito.

    Rodrigo Salvador, 26, cofundador e presidente da companhia, afirma que o dinheiro será usado para lançamentos e para a expansão internacional, a partir de 2017. Em 2015, foram 50 milhões de visitas, 10% delas de usuários de fora do Brasil.

    Salvador afirma que, com a queda nos financiamentos para a educação do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), aumenta a necessidade de ferramentas baratas para auxiliar o estudo.

    A maior parte das funcionalidades da rede social é gratuita, e as principais fontes de receita são anúncios no site e ferramentas para recrutamento de profissionais.

    A Passei Direto não revela o valor de seu faturamento em 2015 –Salvador afirma que, até o momento, o foco da empresa esteve na expansão do número de usuários.

    Direito é o curso com o maior número de estudantes cadastrados (mais de 700 mil), seguido por administração e engenharia. A disciplina com mais alunos na plataforma é cálculo, com cerca de 200 mil estudantes.

    MICROINVESTIMENTO

    Salvador explica que teve a ideia da plataforma quando passou a trabalhar na empresa de sua família, uma consultoria que atuava principalmente com educação à distância. Ao notar que várias universidades tinham redes sociais próprias, decidiu montar uma única plataforma para todas.

    Depois de duas tentativas sem sucesso, Salvador criou a Passei Direto em 2012, quando conheceu seu sócio, André Simões.

    Salvador afirma que, na ocasião, queria encontrar um programador para a empresa e combinou com um amigo que daria R$ 100 pela indicação. "Foi o melhor investimento que fiz", afirma.

    -

    PASSEI DIRETO

    FUNDAÇÃO: 2013

    NÚMERO DE PROFISSIONAIS: 40

    FATURAMENTO: Não informado

    CONCORRENTES: ebaH e Edmodo

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024