• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 12:03:01 -03

    Criador do Uber mira serviço para caminhões no Brasil

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    22/03/2016 02h00

    Divulgação
    Especial Grandes Motores - Freightliner; Daimler Trucks; Daimler; Daimler Trucks North America; DTNA; autonomous driving; autonomous; autonomous vehicle; licensed; street legal; autonomes Fahren; autonom; zugelassen; Nevada; Las Vegas; USA; Inspiration Truck; Inspiration ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O serviço CargoX funciona como um "uber dos caminhões" e receberá fundos de investidores

    O mexicano Oscar Salazar, um dos fundadores do Uber, decidiu investir na CargoX, uma transportadora brasileira que conecta caminhoneiros autônomos e que precisam enviar mercadorias –de modo parecido ao que faz a companhia norte-americana no transporte de passageiros.

    A injeção de recursos, que terá participação de fundos como Valor Capital Group e Lumia Capital, não teve o montante divulgado.

    Segundo Federico Vega, fundador e presidente da CargoX, serão investidos R$ 100 milhões na companhia em dois anos (incluindo recursos da própria empresa).

    Salazar, que deixou o Uber em 2011, disse à Folha que o tamanho do mercado de fretes no Brasil despertou seu interesse pela companhia. É o primeiro investimento dele na América do Sul.

    Segundo Salazar, o modelo de negócios adotado tem o potencial de tornar setores mais produtivos a partir da transformação no modo como funcionam.

    No caso do setor de logística, a ideia é reduzir o número de caminhoneiros autônomos com a caçamba vazia nas estradas (cerca de 30% deles, dizem os donos de start-ups do setor).

    A ideia é usar a tecnologia para definir qual a melhor forma de distribuir as mercadorias entre eles, diz Salazar.

    A CargoX funciona em versão de testes desde novembro do ano passado.

    A ideia que deu origem a ela vem sendo aplicada por empresas que estão no mercado brasileiro ao menos desde 2012.

    A diferença, segundo Vega, é que a CargoX vai treinar os caminhoneiros e será responsável por toda a entrega, arcando com problemas em casos de furtos da mercadoria, por exemplo.

    As outras empresas permitem a quem faz o envio ver o perfil de caminhoneiros que estão em sua região e escolher o que preferir. São mais parecidas com Tinder (aplicativo para paquera) do que com Uber, diz Salazar.

    Vega afirma que a CargoX possui cadastro de 100 mil caminhoneiros. A maior parte deles ainda terá suas informações checadas e passará pela capacitação.

    MERCADO COMPETITIVO

    Marcelo Nakagawa, professor do Insper, diz que o mercado para conectar autônomos e embarcadores tem potencial para crescer, especialmente na crise, quando a busca por eficiência aumenta.

    Porém ele diz acreditar que haverá dificuldades para a nova companhia, mesmo tendo o apoio de Salazar.

    "É um mercado que já possui competidores bem posicionados, tanto em número de profissionais como também em investidores e parcerias de distribuição", diz.

    Entre os outros serviços, a TruckPad possui cerca de 370 mil caminhoneiros com o aplicativo instalado, a Rede Frete Fácil tem 350 mil, e a Sontra Cargo, 150 mil.

    Esta última também foi fundada por Vega. Ele diz que cada empresa atende um público diferente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024