• Mercado

    Saturday, 04-May-2024 10:08:03 -03

    Metade das indústrias do país sofre com falha no fornecimento de energia

    DIMMI AMORA
    DE BRASÍLIA

    23/03/2016 02h00

    Metade das indústrias do país diz sofrer com problemas de falha no fornecimento de energia de forma frequente ou eventual.

    É o que aponta pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), realizada no fim do ano passado com cerca de 3.000 empresas.

    O levantamento mostra 16% dos entrevistados informando problemas "frequentes" e outros 34%, "eventuais", com o fornecimento de energia.

    A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

    As falhas de fornecimento causam problemas diversos como tempo parado de produção e perda de matéria prima. Em alguns setores, uma máquina pode demorar horas para voltar a funcionar depois da falta de energia.

    ATÉ 50% DO CUSTO

    Segundo Roberto Wagner, especialista da CNI no setor, indústrias que usam muita energia são as mais prejudicadas. De acordo com ele, devido à grande quantidade de energia utilizada, elas não têm como ter outra fonte de fornecimento reserva.

    "São perdas físicas consideráveis que em algum momento viram dinheiro", afirmou Wagner lembrando que o consumo de energia pode variar de 3% a 50% dos custos de uma indústria.

    Outro problema apontado no levantamento foi o aumento do custo da energia em 2015, relatado por 93% dos entrevistados.

    Para 34,6% das empresas, o impacto do aumento do custo foi alto.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024