• Mercado

    Sunday, 19-May-2024 00:35:04 -03

    Bancos sem agência viram nova estratégia de crescimento no varejo

    DE SÃO PAULO

    29/03/2016 02h00

    Embora o banco Original anuncie suas operações como as primeiras 100% digitais no país, a estratégia já vem sendo adotada por outras instituições. O banco mineiro Intermedium, cujo foco era crédito imobiliário, começou há seis meses a testar o funcionamento para o varejo, com agências exclusivamente digitais, como antecipou a coluna "Mercado Aberto".

    Com uma carteira de crédito de mais de R$ 2 bilhões, o banco tem 16 mil clientes e espera chegar até o fim deste ano com 100 mil clientes.

    A instituição terá conta-corrente, pagamento de contas, investimentos, extratos, depósitos, cheques e, a partir do próximo mês, cartão de débito e crédito operados pela Mastercard.

    SEM AGÊNCIA FÍSICA

    A operação 100% digital é também a estratégia de competição da administradora de cartões Nubank –uma start-up criada em 2014 com o objetivo de reduzir custos para os consumidores com a ajuda do smartphone.

    O cartão não cobra anuidade e oferece taxas de juros menores do que as cobradas no mercado. A empresa tem mais de 500 mil clientes e uma fila de espera que já chegou a 250 mil candidatos.

    Por ser uma start-up e não ter colchão financeiro para uma inadimplência muito alta, a empresa leva até três meses na análise de crédito dos futuros clientes.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024