• Mercado

    Saturday, 18-May-2024 08:41:59 -03

    Consultoria reduz probabilidade de impeachment

    DE SÃO PAULO

    05/04/2016 16h41

    Uma das consultorias mais ouvidas por analistas de banco e de gestoras de investimentos, a Eurasia Group rebaixou sua previsão de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

    De acordo com relatório divulgado na tarde desta terça (5), a consultoria estima que há 60% de probabilidade de que a presidente seja afastada do cargo por força de um julgamento político. Há uma semana, a estimativa girava entre 60% e 70%.

    Segundo Christopher Garman, analista da Eurasia, há apenas 25% de chance de Dilma terminar o mandato, em 2018.

    O consultor atribui 35% de probabilidade de que seja convocada nova eleição (com a cassação da chapa Dilma-Temer) e 40% de chance de que o vice, Michel Temer, assuma e termine o mandato.

    No relatório, a consultoria afirma que, nos últimos dias, ganhou força a defesa de novas eleições –a Rede, de Marina Silva, e periódicos como a Folha e a "Economist" passaram a defender abertamente essa opção.

    Outra razão para a menor probabilidade de impeachment, segundo a Eurasia, é que a saída do PMDB do governo motivou a negociação com partidos que podem ajudar a presidente a recolher votos suficientes para evitar seu afastamento via impeachment.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024