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    Após capitalização, Rumo espera obter crédito do BNDES

    ANA PAULA MACHADO
    DE SÃO PAULO

    09/04/2016 02h00

    Ruy Baron/Valor/Folhapress
    Brasilia DF, 09/04/2013. Editoria: Brasil Reporter: Andre Borges Local: Ramal que liga a Ferrovia Norte Sul ao porto seco do Centro oeste na cidade de Anpolis (GO). Pauta: Obras da Ferrovia Norte Sul abandonadas no estado de Goias. Tunel sob a BR 060 em Anapolis (GO). Foto: Ruy Baron ***FOTO DE USO EXCLUSIVO FOLHAPRESS*** Brasil Infra
    Rumo Logística, que se fundiu com a ALL, quer receber capital do BNDES

    A Rumo Logística, braço logístico da Cosan, conseguiu ficar habilitada para receber duas linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no total de R$ 3,5 bilhões.

    A habilitação ocorreu depois da capitalização de R$ 2,6 bilhões anunciada pela empresa na última quinta (7). Esse aporte deverá ser usado para o reforço do caixa e no aumento de produtividade.

    Segundo a Folha apurou, o banco havia condicionado os empréstimos à melhora da saúde financeira da empresa. E isso implicaria injeção de de capital e restruturação de sua dívida.

    Hoje, a Rumo tem uma dívida, incluindo leasing de locomotivas, de R$ 9,85 bilhões, sendo que R$ 2,37 bilhões eram de curto prazo com vencimentos de 2016 a 2018, e foram alongados para os próximos sete anos.

    De acordo com a Rumo, a capitalização será feita com investimento de capital do principal acionista e com a emissão de 1,04 bilhão de ações ordinárias, ao preço de emissão de R$ 2,50.

    Nesta sexta (8), os papéis da empresa tiveram a maior alta na BM&F Bovespa.

    A Rumo afirma que, desde a fusão com a ALL, vem se reestruturando para aumentar a sua produtividade.

    O projeto inclui a compra de 100 locomotivas e mais de 1.300 vagões feita nos últimos meses, segundo a empresa. A frota atual é de 939 máquinas e 25 mil vagões.

    Segundo a Rumo, também foram realizadas obras de revitalização em terminais e na via permanente. As injeções de capital estão previstas no plano de investimentos em curso de R$ 7,4 bilhões.

    Quanto à contenda jurídica com a Agrovia, empresa de logística do mercado de açúcar, segundo a Folha apurou, a empresa já provisionou R$ 101 milhões para o pagamento da dívida. O reforço no caixa, anunciado na quinta, não contempla essa quantia.

    O valor, que está sendo definido pela câmara arbitral, deve sair em seis meses. O desembolso será feito somente no próximo ano. O imbróglio com a Agrovia começou em 2012 e, no ano seguinte, foi para uma câmara arbitral.

    Rumo em 2015

    Faturamento
    R$ 4,8 bilhões

    EBITDA
    R$ 1,9 bilhão

    Número de funcionários
    12 mil diretos e indiretos

    Dívidas/capital
    R$ 9,85 bilhões

    Principais concorrentes
    MRS Logística e VLI Logística

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