• Mercado

    Sunday, 19-May-2024 13:14:24 -03

    Estaleiro de Cingapura inicia processo de arbitragem contra Sete Brasil

    NICOLA PAMPLONA
    DO RIO

    25/04/2016 17h07

    Divulgação
    Casco de sonda de perfuração da Sete Brasil
    Casco de sonda de perfuração da Sete Brasil

    Controladora do estaleiro Jurong Aracruz, a Sembcorp Marine, de Cingapura, informou ter iniciado processo de arbitragem contra a empresa de sondas Sete Brasil, que deve dar entrada no processo de recuperação judicial ainda esta semana. O Jurong tem contrato para construir sete sondas para a companhia brasileira.

    Em nota publicada em seu site, a Sembcorp diz que o processo de arbitragem tem como objetivo "preservar os interesses do grupo nos contratos com a Sete". Em seu último balanço, a companhia lançou perdas de 329 milhões de dólares de Cingapura, o equivalente a R$ 862,27 milhões, ao câmbio desta segunda-feira (25), com esses contratos.

    Na quarta-feira (20), os acionistas da Sete Brasil decidiram pelo processo de recuperação judicial. Com uma dívida estimada em R$ 17 bilhões, a companhia vem tendo dificuldades para levantar recursos para concluir as sondas.

    O processo, que está sob coordenação da consultoria Alvarez&Marsal e do escritório de advocacia de Sérgio Bermudes, será protocolado esta semana, de acordo com Bermudes.

    "A Sembcorp Marine continua a monitorar de perto a situação e avaliar as implicações", disse a companhia, em comunicado publicado na sexta (22). A Sembcorp controla a Jurong Shipyards, empresa de construção naval que é a principal acionista do Jurong Aracruz.

    Localizado em Aracruz (ES), o estaleiro foi viabilizado pelos contratos com a Sete Brasil. Atualmente, tem quatro obras em andamento para a empresa de sondas - a mais adiantada delas, Arpoador, com 84,76% de avanço.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024