• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 14:34:20 -03

    Economia britânica desacelera com fraqueza global e incerteza sobre UE

    DA REUTERS

    27/04/2016 10h18

    Zhou Lei/Xinhua
    Primeiro-ministro britânico, David Cameron, durante encontro da União Europeia em fevereiro de 2016
    Primeiro-ministro britânico, David Cameron, durante encontro da União Europeia em fevereiro de 2016

    A economia do Reino Unido desacelerou nos três primeiros meses do ano, afetada pela desaceleração global e pela incerteza antes do referendo deste ano sobre a permanência do país na União Europeia, dependendo exclusivamente do setor de serviços para crescer.

    O PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre cresceu 0,4%, contra 0,6% nos três meses até dezembro de 2015 e em linha com as projeções de economistas, informou a Agência Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira (27).

    Economistas afirmam que a fraqueza da economia global e as dúvidas sobre o futuro do Reino Unido na Europa contribuíram para a desaceleração.

    "Dado que o próximo trimestre também deve ter algum nervosismo pré-referendo, parece que o segundo trimestre deve ver uma leitura fraca do crescimento do PIB", disse o economista da consultora EY ITEM Club Martin Beck.

    A leitura preliminar do PIB não inclui medidas como investimento e comércio, que refletiriam melhor a incerteza relacionada à saída do Reino Unido da União Europeia, ou a desaceleração da economia global.

    A produção nos três meses até março foi 2,1% maior do que no ano anterior, igualando a taxa de crescimento do quarto trimestre, que foi também a mais fraca desde o terceiro trimestre de 2013, mas ainda assim foi ligeiramente mais forte do que o esperado por economistas.

    O banco central britânico tem dito que interpretar dados econômicos às vésperas do referendo deve ser complicado, mas tem apontado para sinais de que a incerteza em torno da votação tem pesado sobre o investimento empresarial.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024