• Mercado

    Thursday, 25-Apr-2024 18:40:28 -03

    o brasil que dá certo

    Indústria conectada prepara salto após novo ciclo no Brasil

    DE SÃO PAULO

    28/04/2016 02h00

    Divulgação
    E2, avião da Embraer, anunciado há cerca de dois meses.
    E2, avião da Embraer, anunciado há cerca de dois meses

    A indústria brasileira que sobrevive à crise se prepara para um salto tecnológico assim que o país iniciar um novo ciclo econômico. São exportadores dos mais diversos ramos, além de fabricantes de produtos de primeira necessidade -alimentos, remédios e equipamentos médicos etc.-, que mantiveram a competitividade mesmo em tempos de retração no consumo.

    A nova onda chega com a proliferação de equipamentos inteligentes, ligados à internet e que obedecem ao comando vindo da interação entre homem e máquinas na nuvem de informações.

    Conhecida como internet das coisas, os equipamentos conectados já são realidade no país nas cadeias de papel e celulose, médico-hospitalar, aeronáutica e também de óleo e gás. Essa tecnologia torna a indústria prestadora de serviço, responsável desde a instalação até treinamento, manutenção, substituição e reciclagem de seus produtos.

    Para especialistas, a conectividade abre uma oportunidade histórica de reinserção do Brasil na indústria internacional, uma vez que coloca o país em pé de igualdade com o restante do mundo no uso das máquinas inteligentes.

    Internet das coisas no Brasil

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024