• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 18:11:40 -03

    Imposto de Renda

    Imposto de Renda entregue a partir de segunda terá multa

    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    30/04/2016 00h00

    Editoria de arte/Folhapress
    Imposto de Renda 2016 | IR-2016 | IR2016

    O contribuinte que não entregou a declaração do IR deste ano até esta sexta (29) terá de esperar até segunda (2) para acertar as contas com o leão. É que ontem à meia-noite a Receita Federal desligou o sistema de recepção do IR.

    Na segunda-feira, às 8h (horário de Brasília), a Receita restabelecerá o sistema para os retardatários enviarem a declaração. Não será necessário baixar novo programa.

    Após enviar a declaração, o contribuinte terá de imprimir o Darf para pagar a multa. Isso vale tanto para quem tiver restituição como para quem ainda tiver IR a pagar.

    No caso desses últimos, será preciso também imprimir o Darf para pagar a primeira cota (ou única), que venceu ontem (29) –ela já terá juro de 1% e multa de 0,33% por dia de atraso (limitada a 20%).

    A multa para quem entregar com atraso é de R$ 165,74 ou 1% ao mês sobre o imposto devido (o que for maior). A multa máxima é de 20%. Se não houver imposto devido, a multa é de R$ 165,74.

    RETIFICAÇÃO

    O contribuinte que já enviou a declaração e tiver de retificá-la também usará o mesmo programa.

    Na ficha Identificação do Contribuinte, será preciso indicar que se trata de declaração retificadora e mencionar o número do recibo de entrega da já enviada neste ano.

    Na retificadora, não é mais possível mudar a forma de tributação. Quem usou o modelo por dedução legal não pode usar o simplificado, e vice-versa. A Receita informou que 26,9 milhões de declarações foram recebidas até as 19h desta sexta (a previsão é receber 28,5 milhões). Em 2015, foram entregues 27,9 milhões.

    MALHA FINA

    Antes mesmo de terminar o prazo de entrega das declarações, mais de 716 mil contribuintes já caíram na malha fina, segundo a Receita.

    Apesar de o órgão saber, quase que em tempo real, as declarações que precisão ser retificadas, o contribuinte só terá acesso à informação no dia 15 de maio, quando ela estará disponível no e-CAC.

    NOVIDADES PARA 2017

    O secretário da Receita, Jorge Rachid, anunciou melhorias no programa para 2017. As principais são a antecipação da disponibilidade do rascunho já na segunda-feira e o fim do Receitanet.

    O usuário é obrigado a baixar esse programa para enviar a declaração. Porém, Rachid afirma que em 2017 o programa IRPF, sozinho, enviará as informações.

    Outra melhoria será a atualização automática do programa. Assim, o usuário não precisará baixar uma nova versão toda vez que o sistema for atualizado.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024