• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 04:12:45 -03

    Desafios de emergentes não devem ser superados rapidamente, diz BCE

    DA REUTERS

    03/05/2016 10h14

    Ralph Orlowski/Reuters
    Presidente do BCE, Mario Draghi, em reunião anual do Banco Asiático de Desenvolvimento
    Presidente do BCE, Mario Draghi, em reunião anual do Banco Asiático de Desenvolvimento

    A fraqueza das economias emergentes pode ser duradoura uma vez que os problemas giram em torno de questões estruturais arraigadas e não de dificuldades passageiras, representando riscos ao crescimento até das economias avançadas, disse o BCE (Banco Central Europeu) nesta terça-feira (3).

    O presidente do BCE, Mario Draghi, tem citado repetidamente o crescimento fraco dos mercados emergentes como um peso para a recuperação da zona do euro, e uma das razões que justificam sua política monetária bastante frouxa.

    Abordando a questão em seu boletim econômico regular, o BCE disse que o crescimento potencial entre algumas das principais economias emergentes tem enfraquecido, elevando os risco de um "considerável" impacto negativo sobre o crescimento global.

    O boletim citou a queda do crescimento da produtividade, investimento fraco, elevação da dívida externa, condições financeiras mais apertadas e deteriorações demográficas como algumas das razões por trás da perda de ritmo.

    "Alguns desses desafios não devem ser superados rapidamente", disse o BCE. "O impacto do investimento fraco, dos gargalos de infraestrutura e das restrições de capacidade pode ser mais forte que o esperado."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024