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    Plataforma de música Spotify vai lançar séries originais de vídeo

    ROBERT COOKSON
    DO " FINANCIAL TIMES"

    10/05/2016 17h35

    Reprodução
    Vídeo de divulgação do Spotify, serviço de streaming de música
    Spotify, o maior serviço de streaming de música, tem cerca de 30 milhões de usuários

    O Spotify está produzindo uma dúzia de séries originais de vídeo, como parte do esforço do líder no mercado de streaming de música para reforçar sua plataforma, diante da competição cada vez mais intensa de rivais como a Apple Music e YouTube.

    A companhia sueca formou uma parceria com o ator Tim Robbins e com Russell Simmons, cofundador da gravadora Def Jam Records, para produzir algumas dessas séries. Os filmes terão por foco a cultura da música e estarão disponíveis a partir da metade do ano para usuários dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Suécia.

    No ano passado, a empresa anunciou uma grande incursão no setor de vídeo, assinando acordo para veicular conteúdo de grupos de mídia como a BBC, ESPN e Vice Media. O Spotify vem se expandindo rapidamente nos últimos anos, oferecendo aos ouvintes acesso a milhões de faixas de música por uma assinatura mensal de cerca de US$ 10. O serviço tem mais de 75 milhões de usuários ativos, e mais de 30 milhões de assinantes pagantes.

    A companhia tem a esperança de que adicionar conteúdo exclusivo a ajude a se destacar diante de rivais como o YouTube, Facebook e Snapchat, em um mercado altamente competitivo como o de vídeo on-line. Serviços de streaming como a Netflix e Amazon Prime também estão investindo centenas de milhões de dólares em conteúdo original.

    Mark Mulligan, analista do setor de música, disse que o Spotify encontrará dificuldade para ganhar reputação no ramo de vídeo porque seus usuários estão acostumados a usar o serviço para uma experiência musical mais relaxada.

    "O desafio do Spotify é que a maioria das pessoas usa o serviço com a tela travada, e com o aparelho no bolso ou sobre a mesa", ele disse.

    A companhia inicialmente terá por foco vídeos "com raízes na música, cultura pop e animação". Mas deve estender sua oferta nos próximos anos para outras áreas como o humor.

    A série "Rush Hour", que o Spotify está produzindo em parceria com Simmons, envolverá dois artistas de hip-hop colaborando em uma nova faixa e depois tocando a nova canção em um estacionamento de Los Angeles diante de "uma multidão de ruidosos superfãs".

    Outra série se chamará "Life in Short". Cada episódio terá menos de dois minutos de duração e destacará um aspecto importante da vida do artista, usando técnicas narrativas diferentes.

    "Estamos trabalhando com artistas, produtores e parceiros que compreendem que a audiência do Spotify tem forte conexão com os artistas e deseja ir mais fundo em seus mundos, ver suas apresentações e expressões, e ouvir suas histórias", ele disse. A iniciativa está sendo comandada por Tom Calderone, diretor mundial de parcerias de conteúdo do Spotify, que veio da Viacom - dona da MTV, Comedy Central e Nickelodeon - e começou a trabalhar em março para a empresa.

    Mulligan disse que o ingresso do Spotify no ramo do vídeo parecia "ter por função criar a narrativa certa para Wall Street", em uma referência à muito aguardada oferta pública inicial de ações da companhia.
    Investidores expressaram preocupação com o fato de que a companhia dependa demais de licenciar música de algumas poucas gravadoras e editoras musicais. Diversificar para o vídeo, se o esforço tiver sucesso, poderia ser uma maneira de reduzir essa dependência.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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