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    Olhar o consumidor é fundamental para as pequenas empresas

    ANNA RANGEL
    DE SÃO PAULO

    16/05/2016 02h00

    Observar e estudar seus próprios clientes é importante para as pequenas empresas quem querem crescer. Algumas das estratégias usadas pelos empreendedores, combinadas à análise das práticas da concorrência, dão uma ideia mais ampla de como funciona o mercado e de quais estratégias são mais eficientes.

    O consultor de empresas Marcus Rizzo defende que o monitoramento dos consumidores é até mais vital que o dos competidores. "Nos EUA, o mercado é de altíssima concorrência. Aqui, é muito amador. Melhorar o que você tem é a melhor maneira de combater a competição."

    Uma das formas de fazer esse estudo é a pesquisa de satisfação, quando o cliente é questionado sobre vários aspectos de sua experiência com a marca.

    Marcus Leoni/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 10.05.16 17H Fabiana Melito Nemr é sócia da empresa de alimentos Vilight. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, NEGÓCIOS)
    Fabiana Melito Nemr é sócia da empresa de alimentos Vilight

    Outra tática é acompanhar redes sociais e sites que compilam queixas de consumidores, como o Reclame Aqui.

    "Nas redes, as pessoas dão opiniões sobre as mais variadas experiências que tiveram. Nelas, o empreendedor consegue pistas de quais são as reclamações e as expectativas do consumidor", diz Caroline Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt.

    O consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer diz que esse tipo de controle deve ser feito pelo menos uma vez por semana e cobrir todos os canais de venda e de interação com o cliente.

    "Os depoimentos podem ajudar a encontrar problemas de logística e de distribuição e deslizes no treinamento da equipe", afirma Carrer.

    A professora da FGV Roseli Porto vê o estudo da clientela e da concorrência como complementares. "Tanto o mercado quanto os clientes têm importância", diz. "A visão deve ser dos dois lados: dos clientes já conquistados e daqueles que ainda não conhecem o negócio".

    Observar o consumidor foi uma das estratégias de Fabiana Nemr, da Vilight Sabor e Saúde, que tem faturamento mensal de
    R$ 60 mil. "Monitoramos as postagens dos clientes acompanhando as redes sociais, sobretudo no Facebook e no Instagram, e por meio de um e-mail de atendimento", afirma.

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