• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 07:47:53 -03

    Blizzard lança série após 18 anos e aposta em game de tiro 'família'

    FELIPE MAIA
    DE SÃO PAULO

    22/05/2016 02h00

    Na terça-feira (24), a americana Blizzard, uma das produtoras de games mais importantes do mundo, vai lançar uma franquia de jogos inteiramente nova pela primeira vez em 18 anos.

    Com "Overwatch", a empresa tenta fazer jogos de tiro em primeira pessoa, que ainda tiram o sono de pais e outros preocupados em exagero com a influência dos games sobre os jovens, um programa mais familiar. E de público mais amplo.

    "Não há linguagem chula, a violência é 'cartunizada'. Quando estávamos desenvolvendo o jogo, pensávamos em algo que pudéssemos jogar com nossos filhos", disse à Folha Paul Lackey, desenvolvedor do áudio do game, que no Brasil tem classificação indicativa de 12 anos.

    É a primeira incursão da empresa, famosa por títulos como "World of Warcraft", que vai virar filme com estreia prevista para 2 de junho, nesse tipo específico de jogo de tiro a ser jogado em equipe.

    "Overwatch" conta a história de uma versão futurista da Terra e a disputa de agentes que já foram de um grupo de elite da ONU. Após serem defenestrados, parte deles quer voltar à ativa. Outros, não. Surge o combate.

    Os usuários podem jogar com 21 heróis -incluindo o carioca Lucio, que luta com inimigos com o poder do som e que usa músicas para ajudar a curar sua equipe. Pode-se mudar de personagem durante o combate.

    "É como no xadrez. Você não usa só a rainha ou o rei, mas faz uma estratégia com várias peças", diz Lackey.

    O jogo foi desenvolvido para ser jogado em equipes de seis, e no mercado de tecnologia já se aposta que a ideia da Blizzard é entrar no milionário mercado de e-sports, dos torneios profissionais. Hoje, o resiliente "Counter-Strike", bem mais sangrento, e "League of Legends" ("LOL") são expoentes do gênero -a final do Campeonato Brasileiro de "LOL" será disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com 15 mil lugares disponíveis.

    Lackey diz que há estudos sobre o assunto, mas nada está definido ainda. Mas por que, então, a empresa demorou tanto a apresentar uma nova série (a última foi "StarCraft", de 1998)?

    O executivo diz que levou um tempo até que a empresa conseguisse criar algo "divertido". No total, "Overwatch" levou cerca de três anos para ficar pronto -menos da metade do tempo dedicado a "Titan", um jogo que ficou sete anos em desenvolvimento e que nunca foi lançado.

    "Um dos objetivos da Blizzard é criar jogos divertidos. No fim, aquele era um game que não era divertido, então, por sorte, não o lançamos", afirma ele.

    Marcelo Tavares, presidente-executivo da feira Brasil Game Show, diz que essa preparação mais extensa faz parte da estratégia competitiva de grandes estúdios contra a crescente presença de pequenas produtoras, que "lançam jogos todos os dias".

    "Esses games AAA requerem centenas de pessoas, não só de design e 3D, mas também historiadores, psicólogos, gente para compor a trilha sonora", explica.

    Ele aponta "Battlefield 1", outro jogo de tiro em primeira pessoa, e "Gears of War 4" como outros lançamentos de destaque no setor neste ano.

    "OVERWATCH"
    PLATAFORMAS computador,
    PlayStation 4 e Xbox One
    QUANTO De R$ 160 a R$ 250
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024