• Mercado

    Friday, 20-Sep-2024 22:04:31 -03

    STF libera divulgação de lista de acusados de explorar trabalho escravo

    DE BRASÍLIA

    27/05/2016 19h04

    O STF (Supremo Tribunal Federal) revogou uma liminar (decisão provisória) que impedia o Ministério do Trabalho de divulgar uma lista identificando empresas e pessoas acusadas de exploração de trabalho análogo à escravidão.

    A decisão é da ministra Cármen Lúcia, relatora de uma ação movida pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias que questionava a constitucionalidade da medida.

    Segundo a ministra, como o governo editou portarias interministeriais que contemplam os questionamentos feitos ao STF sobre a norma, a ação perdeu o objeto.

    No pedido enviado ao STF, a Abrainc alegava que o Ministério do Trabalho sustentou que as empresas e pessoas citadas não tinham direito a ampla defesa antes da inscrição de seus nomes.

    Uma norma de 2015, no entanto, passou a estabelecer instâncias de recurso administrativo à disposição das empresas. Em maio deste ano, uma nova portaria estabeleceu acordos de ajustamento de conduta mediados pela Advocacia-Geral da União (AGU) para a saída da lista suja.

    "Não se há de desconhecer que os pontos questionados na peça inicial da ação foram sanados na portaria superveniente e revogadora daquela outra pelo que também por isso não se sustentariam eventual argumento quanto ao indevido seguimento da presente ação", escreveu a ministra.

    Não há prazo para que a lista seja disponibilizada pelo Ministério do Trabalho.

    A divulgação da lista do trabalho escravo foi suspensa no final de 2014, por decisão do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, quando o tribunal estava em recesso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024