• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 11:19:30 -03

    Rússia não deve participar de reunião da Opep em junho, diz ministro

    DA REUTERS

    28/05/2016 11h39

    20.mai.2016/Reuters
    Ministro de Energia russo, Alexander Novak, descarta participar de reunião da Opep em junho
    Ministro de Energia russo, Alexander Novak, descarta participar de reunião da Opep em junho

    O ministro da Energia russo, Alexander Novak, afirmou neste sábado (28) que não está planejando participar de uma reunião da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em Viena, em junho, disse a agência de notícias RIA.

    A Rússia não é membro do grupo de produtores de petróleo da Opep, mas conversou com membros nos últimos meses, quando os preços globais do petróleo caíram para mínimas de vários anos.

    No início deste ano, uma proposta de acordo envolvendo a Rússia e alguns membros da Opep para congelar a produção de petróleo para sustentar os preços não deu certo.

    Na sexta-feira, Novak afirmou que a potencial retomada de conversas sobre congelamento na oferta de petróleo poderia ser retirada da mesa se os países avaliarem que os preços estão em nível "normal" ou "equilibrado".

    Novak disse a jornalistas, em Atenas, que as conversas sobre congelamento tiveram início quando os preços do petróleo estavam em US$ 27 por barril, contra cerca de US$ 50 atualmente. No último encontro de produtores em Doha, em abril, os principais países petrolíferos não conseguiram chegar a um acordo.

    "Fatores de reequilíbrio do mercado começaram a atuar passo a passo. Pouco a pouco essa ideia (congelamento da produção) vai evaporar. Se muitos países acreditarem que o preço está realmente normal, equilibrado, então a questão do congelamento não será levantada", afirmou Novak.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024