• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 22:01:23 -03

    Premiê do Japão propõe adiar aumento de imposto sobre vendas

    DA REUTERS

    30/05/2016 11h02

    Issei Kato/Reuters
    Premiê japonês, Shinzo Abe, propõe adiar aumento de impostos sobre vendas no país
    Premiê japonês, Shinzo Abe, propõe adiar aumento de impostos sobre vendas no país

    O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, apresentou a seus colegas de partido um plano para adiar a elevação do imposto sobre vendas prevista para o ano que vem, e alguns deles demonstraram preocupações de que tal movimento seria um sinal de fracasso de suas políticas para tirar a economia da estagnação.

    Abe reuniu-se com vários parlamentares para transmitir sua intenção de adiar o aumento do imposto, entre eles Masahiko Komura, vice-presidente do Partido Democrático Liberal.

    A proposta significaria atraso de dois anos e meio em relação a abril de 2017, quando os aumentos foram programados para entrar em vigor.

    Embora alguns dentro de seu partido tenham expressado reservas sobre o movimento, Abe não deverá enfrentar nenhuma grande oposição à proposta, já que executivos do partido devem apresentar uma frente unida antes da eleição na câmara alta.

    "A determinação do premiê de adiar o aumento do imposto parece ser muito forte", disse Komura a repórteres após a reunião com Abe.

    As declarações de Komura confirmam o que fontes disseram à Reuters no domingo, conforme Abe busca evitar lidar com um golpe à frágil recuperação econômica.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024