• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:43:11 -03

    Starbucks e AB InBev fazem parceria para explorar mercado de chá nos EUA

    DE SÃO PAULO

    03/06/2016 09h40

    Divulgação
    Chá Teavana, que será lançado no primeiro semestre de 2017
    Chá Teavana, que será lançado no primeiro semestre de 2017

    A Starbucks, maior rede de cafés dos Estados Unidos, e a AB Inbev, maior fabricante de cervejas do mundo, decidiram unir forças para explorar o mercado de chás nos EUA. As empresas anunciaram na quinta-feira (2) uma parceria para lançar um chá pronto da marca Teavana no país.

    O produto vai estrear no primeiro semestre de 2017 nas quase 300 mil lojas atendidas pela rede de distribuição da AB Inbev.

    De acordo com comunicado divulgado pela Starbucks, o mercado premium de chás prontos é o segmento com crescimento mais rápido na categoria de chás, com taxa de avanço anual de 16% nos últimos cinco anos. O setor gera US$ 1,1 bilhão em vendas.

    A Starbucks vai contribuir para o negócio com sua expertise no varejo e capacidade de atrair consumidores, diz a nota, enquanto a AB Inbev vai produzir, envasar e distribuir o Teavana para fornecedores nos EUA por meio de sua rede de distribuição.

    Em comunicado, Schultz diz que quando a empresa comprou a Teavana, em 2012, viu uma oportunidade única de fazer com o chá o que a companhia fez com o café e expandir a marca.

    "O acordo vai unir as forças de duas grandes companhias, cada uma com uma longa história de construção de marca bem-sucedida", afirma Carlos Brito, presidente da AB Inbev.

    Em conferência telefônica, Howard Schultz, presidente da rede de cafés, disse que a linha de chá deve ser similar à de frappuccino que a Starbucks lançou em parceria com a PepsiCo em 1996.

    A Associação de Chá dos EUA diz que 80% do chá consumido no país é chá gelado, e a indústria de chá tem um tamanho de US$ 125 bilhões. Americanos bebem 800 milhões de copos de chá por semana, ainda de acordo com dados da associação.

    O acordo deve ser finalizado no segundo semestre deste ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024