• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 04:31:07 -03

    Serra diz que previsão de crescimento do governo é de 2% para 2017

    MACHADO DA COSTA
    DE BRASÍLIA

    07/06/2016 16h55

    Pedro Ladeira - 25.mai.2016/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 25-05-2016, 18h00: Os ministros Raul Jungmann (Defesa), Jose Serra (MRE), o secretário da Receita Jorge Rachid, o Diretor Geral da Polícia Federal (PF) Leandro Daiello e o diretor geral da ABIN Wilson Roberto Trezza, durante coletiva de imprensa após reunião com o presidente interino Michel Temer para tratar sobre segurança nas fronteiras. No palácio do planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    O ministro da Relações Exteriores José Serra no palácio do planalto

    O governo está prevendo um crescimento de 2% no próximo ano, segundo o ministro das Relações Exteriores, José Serra. Para chegar a esse número, Serra diz contar com a melhora das expectativas sobre a economia brasileira, o que poderia impulsionar o consumo e os investimentos.

    Até o momento, a equipe econômica do governo interino de Michel Temer não fez nenhuma projeção sobre o crescimento do país.

    A última previsão disponível foi feita pela Fazenda ainda sob o comando de Nelson Barbosa, às vésperas do afastamento de Dilma Rousseff da Presidência. A projeção era de crescimento de 1% em 2017, metade do que prevê Serra.

    PIB do Brasil
    Resultados do 1º tri.2016
    painel da bolsa de valores brasileira

    O ministro avalia que as medidas econômicas tomadas pelo governo serão responsáveis por elevar o ânimo do brasileiro, influenciando as expectativas, culminando a retomada do crescimento.

    Uma dessas medidas é a mudança no regime de exploração do pré-sal. Serra é autor do projeto de lei que retira as obrigações da Petrobras de ser a operadora única do pré-sal e participar com um mínimo de 30% dos investimentos. A matéria já passou no Senado e agora está na Câmara.

    "Creio que uma aprovação rápida contribui para a economia, inclusive pelo lado das expectativas. [] A simples mudança de expectativa ajuda na recuperação da economia, que é o que já está acontecendo. A gente prevê que no ano que vem cresçamos 2%. Para mim, o principal fator é esse [expectativa]", afirma.

    A declaração de Serra foi dada durante uma defesa que o ministro fez do projeto de lei na comissão que avalia a mudança nas regras de exploração do pré-sal.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024