• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 06:12:27 -03

    Brasil tem uma das menores taxas de uso de bloqueador de anúncio on-line

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    15/06/2016 13h46

    O uso de "ad blockers" (bloqueadores de anúncio) pelos internautas brasileiros, nos centros urbanos do país, está em 21%.

    O dado foi levantado pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, e faz parte do Digital News Report 2016. É uma das menores taxas do relatório divulgado nesta quarta (15), ocupando o 19º lugar entre 26 países.

    E o percentual nacional deve ser ainda menor, porque o levantamento se restringe ao "Brasil urbano", com maior acesso à internet, diferentemente de outros países, pesquisados nacionalmente e em sua maioria desenvolvidos.

    O avanço mundial dos bloqueadores intensificou a pressão sobre as receitas das organizações jornalísticas, que já enfrentavam a concorrência de plataformas como Google e Facebook.

    Jornais nos EUA e na Europa vêm adotando barreiras para estimular a desativação dos bloqueadores pelos usuários, em seus sites. No caso da Folha, os não assinantes que tentam acessar são informados da exigência de desligar o "ad blocker". Detectado o bloqueador, uma tela informa ao visitante: "Fazer jornalismo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma forma de financiamento importante para o jornal".

    O relatório do Instituto Reuters levantou também, no Brasil, uma das proporções mais elevadas de internautas que pagam pelo acesso às notícias: 22%, 3º lugar entre os 26 países pesquisados.

    E o estudo ressalta que, "num ano em que os escândalos e os números fracos da economia tomaram as manchetes, a confiança nas notícias se manteve alta", em 58%, 3º lugar entre os 26.

    INVERNO

    De maneira global, o Instituto Reuters destaca o crescimento do Facebook como plataforma para o consumo de informação.

    "Metade [51%] afirma usar mídia social como fonte de notícias semanalmente", diz o pesquisador Nic Newman, que comandou o estudo. Com 44%, o Facebook "é de longe a rede mais importante para encontrar, ler, assistir e compartilhar notícias".

    O avanço das redes sociais como plataformas para jornalismo, incluindo na categoria também YouTube e Twitter, é creditado à crescente penetração mundial dos smartphones, agora em 53%.

    Em análise no próprio relatório, o presidente-executivo da The New York Times Co., Mark Thompson, escreve que "as organizações jornalísticas têm muito menos poder para estabelecer preços e até os maiores de nós são rebaixados pelos que dominam o campo, como Facebook e Google".

    Mas ele é otimista: "O inverno está chegando. Quantas vezes ouvimos isso em 'Game of Thrones'? Embora já tenhamos atravessado cinco temporadas, sem mencionar a quantidade de tortura e morte, o Sol ainda brilha."

    A partir da alegoria, defendeu estratégias do "NYT" como publicidade nativa, que considera mais adequada a smartphones, e assinatura digital em escala, além da integração interna.

    "Na tempestade que vem aí, Redações e departamentos comerciais que tentem ignorar a realidade —ou ignorar um ao outro— vão morrer pelo frio", escreve Thompson.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024