• Mercado

    Friday, 26-Apr-2024 10:52:45 -03

    Governo Temer quer acelerar terceirização de legislação trabalhista

    JOANA CUNHA
    THAIS BILENKY
    DE SÃO PAULO

    17/06/2016 02h00

    O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que o país precisa "caminhar no rumo da terceirização".

    A declaração, feita nesta nesta quinta-feira (16) em evento para empresários e executivos em São Paulo, gerou uma salva de aplausos.

    Nas estimativas do ministro, a reforma trabalhista deve ocorrer "junto da reforma da Previdência ou logo depois", mas ambas estão "no horizonte deste ano".

    Segundo ele, seria necessário fomentar a produtividade e revisar o sistema educacional para aprimorar a formação da mão de obra.

    "Temos que modernizar tecnologicamente nosso processo produtivo, empresarial e empregatício. Temos que formalizar o emprego e caminhar no rumo da terceirização", disse.

    Padilha agradou também a plateia ao afirmar que "aquele projeto que está no Senado deve ser votado com alguma rapidez".

    O projeto foi aprovado pela Câmara no início do ano passado, permitindo que empresas privadas contratem funcionários terceirizados para qualquer tipo de atividade (leia texto ao lado). O texto desagradava ao governo Dilma Rousseff.

    MERCADO DE TRABALHO
    Veja as principais ações do governo Temer

    Antes de seguir para o Senado, onde tramita ainda, o texto recebeu alterações como a que esclarecia que podem ser contratadas como terceirizadas cooperativas, empresas individuais, sociedades e fundações.

    DE VOLTA À PAUTA

    Atendendo a um pedido feito nesta terça-feira (14) por Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, decidiu retomar os trabalhos da comissão no Senado que avalia a chamada Agenda Brasil –conjunto de propostas apresentadas em agosto de 2015 para a recuperação da economia na gestão de Dilma Rousseff.

    A aliados Renan afirmou que poderia reiniciar os trabalhos do grupo ainda nesta semana.

    A rediscussão sobre regras de terceirização do trabalho está entre os projetos contemplados na relação a ser abordada, assim como a simplificação de regras para licenciamento ambiental e a Lei de Licitações.

    Sobre reforma da Previdência, o ministro disse que já teve seis rodadas de reuniões com as centrais sindicais e representações dos empresários com o objetivo de costurar um consenso.

    DIVERGÊNCIAS

    O aumento da terceirização é um tema que, devido ao seu potencial de cortar custos, satisfaz o empresariado, especialmente no setor industrial, que já vinha sinalizando sua demanda desde os primeiros dias do governo interino de Michel Temer.

    A ideia, porém, descontenta os movimentos sociais, que a consideram um abuso aos direitos trabalhistas.

    Os movimentos contrários à medida afirmam que a expansão da terceirização só beneficia o empregador e pode desencadear uma redução dos salários dos trabalhadores ou a precarização dos postos de trabalho.

    Para os defensores do projeto, a legislação carece de uma regulamentação mais detalhada porque o conceito de "atividade-fim" é vago e causa divergências até no Judiciário.

    -

    E EU COM ISSO?

    1- O que a Câmara aprovou no ano passado?
    Que empresas privadas podem terceirizar todas as atividades. O projeto ainda não foi votado pelo Senado

    2- Como é a regra hoje?
    Não há lei em vigor que regulamente a terceirização de atividades, apenas jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, que impede a terceirização de atividades-fim

    3- O que são atividade-fim e atividade-meio?
    Por exemplo, em uma fábrica de veículos, um metalúrgico tem atividade-fim e um analista de sistema, atividade-meio; já em uma empresa de tecnologia, o analista tem atividade-fim

    4- Então banco poderá contratar caixas terceirizados e hospital, enfermeiros?
    Sim, se o Senado não mudar o texto. Bastaria que o custo e a qualidade fossem interessantes para o contratante.

    Mas a lei trabalhista determina que o profissional da contratada não pode ser subordinado à empresa contratante. O caixa, portanto, não poderá responder a um chefe do banco, mas, sim, a alguém da terceirizadora. Isso pode inibir a terceirização de atividades consideradas cruciais no negócio das empresas.

    5- A nova lei vale só para novas contratações?
    Não. Os contratos em vigor deverão ser alterados de acordo com as novas regras no prazo de 180 dias após a sanção presidencial da lei

    *

    O QUE DIZEM

    ...QUEM É A FAVOR

    > A empresa terceirizada é obrigada a contratar funcionários pela CLT

    > Contratação de PJs continua proibida por lei quando visa burlar a CLT

    > Conceito de "atividade-fim" é vago e causa divergência até no Judiciário

    ...QUEM É CONTRA

    > Haverá redução de salários e de direitos trabalhistas

    > Apenas quem contrata será beneficiado

    > Pessoas serão demitidas e recontratadas como pessoa jurídica

    > Arrecadação vai cair por causa da sonegação e da informalidade

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024