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    Peru investe em jovens empreendedores no setor de moda

    CLAUDIA ROLLI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LIMA

    20/06/2016 17h00

    Divulgação
    Desfile do Perú Moda, na capital peruana Lima
    Itens feitos de algodão pima e de alpaca, na capital peruana Lima

    Com foco na exportação de moda, o Peru tem incentivado jovens empreendedores a produzir coleções com algodão pima e fibra de alpaca, principais matérias primas do país andino para atingir os mercados europeu, asiático e americano.

    Dez jovens chegaram à final do concurso "Jovens criadores para o mundo", após disputarem com 21 inscritos. O resultado foi apresentado durante feira têxtil Peru Modas, em Lima, no final de abril.

    Essa foi forma encontrada pela Promperu, órgão organizador do evento e vinculado ao Mincetur (Ministério do Comércio Exterior e Turismo), há 12 anos, para promover o empreendedorismo no segmento e a integração entre designers, empresários, investidores, estudantes e especialistas do ramo.

    Com o tema "A-mar, o mar, a sua inspiração", os jovens desenvolveram coleções que tinham como desafio unir as tradições peruanas a materiais inovadores.

    "A competição é vital para tornar visível o trabalho dos jovens talentos. São coleções inspiradas pela riqueza do nosso mar elaborada em algodão e alpaca, fibras naturais que representam as tradições da indústria têxtil peruana e são altamente valorizados pelos do mundo", disse, presidente da Promperu e ministra Magali Silva Velarde-Álvarez, do Mincetur.

    A ideia, segundo ela, é tornar esses jovens conhecidos e prepará-los para expandir a moda peruana para outros mercados, como o europeu e o asiático, a quem interessa ao país estreitar relações comerciais.

    Estudante de moda e recém-formada em arquitetura, Vania Tafur, 27 anos, foi a ganhadora do concurso deste ano, com a coleção "Erosão", para chamar a atenção das condições das praias do norte do país.

    "A praia é o elo que une o homem e o mar. Quando essa conexão é rompida, a harmonia dessa ligação ancestral se perde. Nós alteramos a natureza e como resultado a erosão costeira destrói as praias do norte. O mar avança a cada ano, e somos responsáveis por essa destruição. A coleção pretende ser um retrato dessa realidade", disse a designer à Folha.

    Além de ganhar máquinas e equipamentos profissionais para confecção, ela fará estágio no Instituto Tecnológico de Moda de Beijing, na China para aprimorar técnicas e desenho.

    Combinar volumes, cores e texturas é algo que, segundo a estudante do penúltimo ano de moda na escola de desenho de moda Chio Lecca, em Lima, faz parte de sua vida desde criança.

    "Uma das minhas memórias mais remotas é fazer desenhos de roupas para as minhas bonecas, que depois eram costurados pela minha mãe e tias costureiras. Queria para dar um colorido às peças", disse.

    Filha de médicos, Vania herdou das avós e das tias o gosto pela costura, pelo bordado e pelo tricô —um dos elementos mais usados em sua coleção.

    Natural da cidade de Trujillo (norte do país), Vania disse que se inspirou nos vestígios das culturas Chimu e Mochica, dessa região, que tinham tradição em fazer peças que chamavam a atenção pela exuberância das jóias e das peças artesanais e coloridas.

    "Agora a meta é consolidar a minha marca, desenvolvendo temas que não só destaquem a nossa cultura mas também nosso contexto social", disse a empreendedora.

    O Brasil ganhou um espacinho no palco onde Vania desfilou sua coleção. Um de seus modelos foi o brasileiro Miguel Bruinsma, 23, que desfilou a vestimenta chamada de "bons ares", com uma peça cobrindo a metade de sua face, quando fechada, em alusão ao provável afogamento de habitantes das praias retratadas, consequência da erosão e avanço do mar.

    Ganhadora do Peru Modas de 2015, Silvia Paredes disse que o evento abriu muitas portas e marcou um passo importante em sua carreira. "Trabalhei um mês na Itália e depois fiz estágio na China, aumentei meu conhecimento e habilidades como designer de moda. Tive oportunidade de viajar, tornar meu trabalho conhecido e mostrar ao público o que faço."

    A jornalista viajou a convite da Promperu (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e para o Turismo).

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