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    Sorveterias e casas de suco resistem ao frio com adaptações no cardápio

    ANNA RANGEL
    DE SÃO PAULO

    26/06/2016 02h00

    Diego Padgurschi/Folhapress
    SAO ROQUE, SP, BRASIL - 21-06-2015: Meire Forgia, 40, proprietaria da sorveteria Paletas do Verao. Ela o sorvete hot ice (chocolate quente em cima do sorvete) e trouxe o chocolate quente de Campos do Jordao como atrativos para o inverno. (Diego Padgurschi /Folhapress - MPME) *** EXCLUSIVO***
    Sorvete com calda quente de chocolate da Paletas do Verão, em São Roque (SP)

    Com a chegada do inverno, alguns estabelecimentos correm para oferecer opções adequadas às baixas temperaturas. É o caso de sorveterias, restaurantes japoneses e casas de sucos e saladas. Nestes locais, a queda de receita pode chegar a 40% em relação ao início do ano, de acordo com estimativas dos próprios donos.

    O ideal é juntar o carro-chefe da empresa com algo quente, diz o coordenador do GVcev (Centro de Excelência em Varejo) da FGV (Fundação Getulio Vargas), Mauricio Morgado. "Assim, você cria algo que balanceie essa sazonalidade", afirma.

    Para divulgar as novidades, as empresas utilizam redes sociais como o Facebook e o Instagram. Vale pagar para aumentar o alcance das postagens e repostar imagens dos clientes no local. "Nas redes, uma foto bonita vale mais do que um texto maravilhoso", diz o consultor Sérgio Molinari, especializado na área de alimentação.

    A sorveteria Paletas do Verão, em São Roque (SP), a 70 quilômetros da capital, aproveita sua localização, em uma cidade turística de inverno, e oferece bolos com sorvete e chocolate quente cremoso para locais e visitantes.

    "Em julho, esperamos um fluxo maior, com as férias e a vinda dos turistas", diz a sócia Meire Forgia, 40, que abriu o negócio há cerca de um ano com o marido, José Manoel Gonzalez, 40.

    Para o restaurante japonês Sanpo Bentô Deli, em São Paulo, a solução foi aproveitar itens que tiveram pouca saída de outubro a março. "Já tínhamos pratos bons para o inverno, como o karê, um curry japonês, então o priorizamos", diz o proprietário Evandro Aguiar, 32.

    O empresário também contratou um entregador para atender ao aumento do delivery no inverno. O planejamento começou em março, quando a temperatura ainda estava na casa dos 30ºC.

    Para a rede Desfrutti, de comida saudável, já são oito anos em que o menu sazonal segura o faturamento no frio. "Neste ano, clientes pediram as sopas até antes da hora, por isso as disponibilizamos mais cedo", explica a sócia Paula Azevedo, 30.

    O consultor do Sebrae-SP Hebert Rodrigues sugere que o empresário invista na degustação dos novos itens e na decoração. "Se o ambiente é aberto, vale tentar deixá-lo mais aconchegante", diz.

    Para o professor da FGV, o perigo é descaracterizar o estabelecimento. O empresário deve tomar cuidado para "não ofender o posicionamento da marca" e se planejar para não entrar em dívida. "Sabendo da baixa de faturamento, separe o dinheiro antes", diz.

    *

    COMO QUEBRAR O GELO

    No cardápio
    Associe o sorvete às sobremesas quentes, como fondue, cookies, churros e crepes
    Crie alternativas do tipo "monte você mesmo".
    Use ingredientes que remetam ao inverno, como canela, chocolate, cardamomo, menta ou leite condensado

    Na divulgação
    Use as redes sociais para promover não apenas os novos itens, mas todas as opções disponíveis no cardápio.
    Crie promoções e festivais de inverno ou temáticos
    Deixe o ambiente mais aconchegante, usando decorações sazonais ou aquecedores, por exemplo. Não é preciso fazer reformas

    Na venda
    Tenha como meta fazer um bom atendimento, o que garante não apenas a compra mas o retorno do consumidor.
    Promova degustações no ponto de venda, como forma de despertar o interesse do cliente para os novos produtos.
    Apresente o cardápio de inverno, mas sem esquecer de oferecer os produtos conhecidos da casa

    Fonte: Sérgio Molinari, consultor

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