• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 13:52:42 -03

    Bancos começam a transferir algumas operações para fora do Reino Unido

    MARTIN ARNOLD
    LAURA NOONAN
    DO "FINANCIAL TIMES", EM LONDRES

    27/06/2016 12h42

    Os bancos já começaram a agir para tirar algumas operações do Reino Unido depois de plebiscito ter decidido, na última quinta (23), a saída da União Europeia —o chamado Brexit.

    Os bancos de investimento, que doaram muitas verbas para a campanha pela permanência no bloco europeu, reagiram imediatamente ao resultado do referendo do Reino Unido, e algumas das maiores instituições londrinas contataram as autoridades regulatórias para garantir licenças e começam a preparar executivos para transferências.

    As 15 maiores instituições chegam a ter quase 70 mil funcionários na capital inglesa.

    Grandes bancos americanos —JPMorgan Chase, Goldman Sachs, Bank of America, Citigroup e Morgan Stanley— historicamente baseiam seus negócios regulamentados na região e aproveitam o "passaporte" que isso lhes confere para operar nos demais países da União Europeia, um bloco comercial de 28 nações.

    Mas advogados estão alertando que, depois da saída britânica da União Europeia, eles provavelmente precisarão de uma nova base para fins jurídicos, se o direito de vender produtos e serviços financeiros de suas bases no Reino Unido a clientes na União Europeia for total ou parcialmente abolido..

    RUMO AO CONTINENTE

    Por isso, eles estão se preparando para transferir ao menos parte de suas operações para cidades como Dublin, Paris e Frankfurt.

    Muitos dos bancos dos Estados Unidos vinham discretamente reforçando suas entidades europeias fora do Reino Unido, o que lhes permitiria transferência rápida de algumas atividades. Mas a maioria ainda não dispõe de licenças suficientes para executar muitas das operações atualmente realizadas de Londres.

    Damian Carolan, do escritório de advocacia Allen & Overy, afirma que normalmente demora dois a três meses para que um banco monte um pedido de licença. Depois, haveria uma espera de seis meses para aprovação, no caso de bancos de investimento e corretas, e de nove meses no caso de bancos de varejo.

    NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS EM LONDRES

    banco número de funcionários
    JP Morgan 8.000
    Barclays 8.000
    Deutsche Bank 7.000
    Citi 7.000
    Goldman Sachs 5.500
    Credit Suisse 5.000
    HSBC 5.000
    Morgan Stanley 5.000
    Bank of America Merrill Lynch 4.500
    UBS 4.000
    Société Générale 2.800
    Nomura 2.600
    PNB Paribas 2.500
    RBS 2.000
    UniCredit 800
    TOTAL 69.700

    Fonte: as próprias companhias e estimativas do "Financial Times"

    PROBLEMAS BRITÂNICOS

    Os bancos britânicos também estão reavaliando o que fazer com suas operações que negociam títulos da União Europeia —muitos analistas presumem que a compensação desses produtos deva ser transferida ao continente.

    O Reino Unido pode tentar adotar o caminho seguido pela Noruega, que é membro da Área Econômica da Europa, mas não da União Europeia. Mas isso traria percalços, porque requer que o Reino Unido implemente todas as regras da União Europeia sem o direito de interferir em sua redação.

    E Jonathan Hill, o britânico que renunciou no fim de semana ao seu posto de comissário de serviços financeiros da União Europeia, disse ao "Financial Times" que não estava certo de que um arranjo desse tipo possa funcionar. "A maioria das abordagens que oferecem acesso requerem livre movimento de pessoas. Não imagino que isso possa funcionar, dado o peso da imigração como questão no debate sobre o referendo."

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024