• Mercado

    Friday, 03-May-2024 05:19:07 -03

    Presidente da Estácio renuncia para acompanhar venda no conselho

    JOANA CUNHA
    DE SÃO PAULO

    05/07/2016 19h53

    Márcia Ribeiro - 4.abr.2011/Folhapress
    O empresário Chaim Zaher renunciou à presidência-executiva da Estácio
    O empresário Chaim Zaher renunciou à presidência-executiva da Estácio

    Chaim Zaher, maior acionista individual da Estácio, renunciou nesta terça-feira (5) à presidência-executiva da companhia, posto que assumiu há menos de um mês, na esteira das negociações para a venda à Kroton, líder do setor de educação privada.

    O empresário retorna agora ao conselho da empresa, onde poderá voltar a participar ativamente da decisão sobre os termos do acordo que podem levar à formação de uma gigante educacional privada, com cerca de 1,5 milhão de alunos.

    Na sexta-feira (1°), a Kroton anunciou a elevação de sua proposta para levar a Estácio em uma operação avaliada em R$ 5,5 bilhões. Na ocasião, os novos termos foram aceitos pelo antigo conselho da Estácio, mas isso ocorreu em um momento em que Chaim não fazia parte desse conselho.

    Para ser concretizada, a operação ainda depende de uma nova reunião dos conselheiros, que acontecerá nesta sexta-feira (8), com a presença do empresário. Também estão previstos outros trâmites administrativos e a aprovação de autoridades regulatórias.

    Uma novela que se arrasta há mais de um mês, a venda da Estácio também foi disputada por outra grande companhia do setor, a Ser Educacional, e pelo próprio Chaim Zaher.

    Insatisfeito com as ofertas recebidas, o empresário lutou para elevar o valor do negócio, ameaçando, ele próprio, comprar o controle da Estácio para impedir a operação.

    A família Zaher chegou a conversar com bancos e potenciais investidores para tentar oferecer cerca de R$ 2 bilhões aos fundos que são acionistas da Estácio em troca de elevar a participação familiar para 51%, tornando-se majoritária, e impedir a venda à Kroton.

    A notícia de que a família poderia elevar sua participação gerou desconforto dentro do conselho da empresa. Indispôs Chaim Zaher e outros sócios da rede, investidores institucionais que também têm papéis da Kroton, e que já vinham dando sinais de que estavam de acordo com a união com líder do setor.

    Após a renúncia de Zaher, quem assume interinamente a presidência da Estácio é o diretor-financeiro e de relações com investidores, Pedro Thompson Landeira de Oliveira, até que o conselho de administração se reúna para eleger o novo nome que ocupará o cargo. Em comunicado ao mercado, Zaher recomendou o atual diretor de operações, Gilberto Teixeira de Castro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024