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Caminhão da Royal Mail |
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Mercado
Saturday, 18-May-2024 20:33:11 -03Estatal americana de correspondência acumula quase uma década de perdas
LUISA LEITE
DE SÃO PAULO15/07/2016 02h00
A operação de serviços de correspondência após a popularização da internet não é um desafio só no Brasil. Ao redor do mundo, empresas postais enfrentam problemas em seus modelos de negócio.
Em 2015, a U.S. Postal Service, estatal responsável pela correspondência americana, teve um prejuízo de US$ 5,1 bilhões —ela vem acumulando perdas desde 2007.
Leis rígidas sobre o fundo de pensão da estatal e a menor demanda do serviço de envio de correspondência mais rentável ("first-class mail") foram apontadas como motivos do resultado. Entre 2001 e 2015, o total de cartas "first-class" enviadas caiu 26%.
REINO UNIDO
Em 2013, a deterioração da situação financeira da Royal Mail causada pelo deficit em seu fundo de pensão resultou na privatização da companhia de correios britânica.
Segundo o governo, uma capitalização era necessária para investir em um novo modelo de negócios, com o foco no crescimento do número de entregas de compras on-line.
Após a privatização, os preços dos serviços aumentaram cerca de 30% na época.
FRANÇA
Em 2010 a La Poste, empresa postal francesa, passou a ser sociedade anônima, com o Estado como principal sócio. À época, ela recebeu injeção de € 2,7 bilhões, sendo € 1,2 bilhão do governo.
O governo disse que a medida era necessária diante da abertura da concorrência do setor postal no restante da Europa, e essencial para se adaptar à era digital.
No ano passado, a empresa, após corte de custos, lucrou € 875 milhões, 21,6% maior que o de 2014.
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