• Mercado

    Friday, 03-May-2024 18:16:10 -03

    Educação financeira deve ser adequada à idade, diz especialista

    DE SÃO PAULO

    18/07/2016 02h00

    Adriano Vizoni/Folhapress
    Educação financeira deve ser adaptada à idade da criança
    Educação financeira deve ser adaptada à idade da criança

    Os pais não precisam esperar os filhos iniciar a vida escolar para ensinar princípios de educação financeira. O importante é adequar o conteúdo à idade da criança, diz Cássia D'Aquino, especialista em educação financeira.

    "Não adianta ensinar formação de atitude quando ela está formando a mentalidade ainda. Não adianta querer ensinar orçamento doméstico a uma criança pequena", diz.

    A partir dos 11 anos fica mais fácil inserir modelos de comportamento, diz. Mas, conforme a criança vai ficando mais velha, crescem os desafios de ensinar conceitos de educação financeira. "Os adolescentes ficam mais interessados em consumir de acordo com o grupo. Ele identifica no tênis um padrão de individualidade, o que justifica esse impulso pelo endividamento."

    À medida que a criança vai se desenvolvendo, é possível começar a inserir conceitos como poupança, investimento e metas. Isso porque ela começa a entender o valor do dinheiro. O cofrinho da infância pode virar uma caderneta de poupança ou plano de previdência privada quando o filho conseguir atribuir um objetivo àquele dinheiro.

    Para Conrado Navarro, consultor educacional da corretora Rico e idealizador do site de finanças pessoais Dinheirama, o resultado aparece principalmente quando se educam os pais da criança.

    "A gente percebeu que, quando se pratica a educação financeira na vida pessoal, fica mais fácil usar exemplos de como isso funciona na prática. O filho valida atitude com o que foi transmitido pelos pais", diz.

    Para ele, o Brasil começa a engatinhar na realidade de economia estável. "Uma geração passa para a outra, estamos no começo da aprendizagem de educação financeira por nossa história recente", afirma Navarro.

    Educação financeira desde o berço

    Edição impressa
    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024