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    Apenas 32% são consumidores conscientes, diz pesquisa

    DANIELLE BRANT
    DE SÃO PAULO

    18/07/2016 02h00

    Zanone Fraissat/Folhapress
    SAO PAULO/SP BRASIL. 20/02/2016 - Santana Parque Shopping em ano de crise no pais.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, NEGOCIOS)***EXCLUSIVO***
    Pessoas passeiam no Santana Parque Shopping

    Um em cada três brasileiros pode ser considerado um consumidor consciente. Antes da compra, ele se preocupa com fatores financeiros e até socioambientais. É o que mostra a pesquisa mais recente do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

    No ano passado, somente 21,8% dos brasileiros podiam ser enquadrados nessa categoria. Neste ano, houve uma evolução. Eles já somam 32%.

    Para definir o perfil dos consumidores, foram considerados diversos indicadores relacionados a aspectos específicos de uma compra, como a preocupação com o saldo de sua conta-corrente e o impacto ambiental.

    Um dos indicadores, que observa a habilidade para lidar com os apelos do consumismo e a capacidade de gerenciar as finanças, apresentou evolução.

    Consumidores conscientes - Evolução, em %

    A decisão de frear o impulso de fazer compras desnecessárias, por exemplo, se tornou um hábito mais comum. Cerca de 83% dizem que, quando sentem vontade de comprar algo, perguntam a si mesmos se realmente precisam e, caso contrário, deixam de comprar. Em 2015, o resultado foi de 75,3%.

    CHEQUE ESPECIAL

    Houve mudança também na forma como o crédito é encarado. O percentual de consumidores que disseram não recorrer ao cheque especial ou ao limite do cartão de crédito para fechar as contas do mês passou de 77,1% para 84,7% neste ano.

    A evolução se deve, basicamente, à recessão.

    "É uma conscientização na marra. Ele não tem mais margem para gastar, mas também não tem mais acesso a linhas de crédito", afirma Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

    No quesito preocupação ambiental, como o consumo de água e luz, o indicador subiu de 71,7% para 72,5%.

    Já na avaliação do engajamento social, que observa a disposição de pensar coletivamente, houve um avanço de 68,1% para 70,6%.

    Consumo Consciente - Indicador de consumo consciente, em %

    PRÁTICAS FINANCEIRAS

    "A evolução que a gente teve em relação ao número de pessoas conscientes é bem-vinda, mas a melhora foi em práticas financeiras. A gente pode atribuir à crise, porque a melhora foi mais ligada à questão de dinheiro."

    "Mas falta priorizar o consumo consciente. O item finanças melhorou porque virou prioridade, em um contexto de inflação alta e desemprego elevado", diz.

    A pesquisa entrevistou 600 consumidores em todas as capitais e tem margem de erro de quatro pontos percentuais.

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