• Mercado

    Saturday, 18-May-2024 04:49:32 -03

    Produção de minério de ferro da Vale cai no segundo trimestre

    BRUNO VILLAS BÔAS
    DO RIO

    21/07/2016 09h40

    Dado Galdieri - 9.mai.2013/Bloomberg
    Caminhões carregam minério de ferro em mina da Vale em Barão de Cocais (MG)
    Caminhões carregam minério de ferro em mina da Vale em Barão de Cocais (MG)

    A Vale produziu 86,8 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre deste ano, queda de 2,8% na comparação ao mesmo período do ano passado (89,3 milhões), apesar do recorde de produção nas operações de Carajás (Pará).

    Em relatório nesta quinta-feira (21), a mineradora diz que reduziu a produção nas operações com menor margem, além de ter sido afetada pela paralisação do fornecimento de minério bruto para a Samarco (joint venture da Vale com a BHP Billiton).

    Com o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), em novembro de 2015, a mina de Fazendão, da Vale, interrompeu a produção de ROM (minério vai diretamente da mina para a usina de beneficiamento ou para depósito).

    Das operações menos rentáveis da companhia, a produção de Corumbá (MS), localizada a 419 quilômetros da capital Campo Grande, foi reduzida em 38,1% no segundo trimestre deste ano, frente a igual período de 2015, para 552 mil toneladas.

    Já a produção na Serra Norte de Carajás, na região sudeste do Pará, onde a Vale tem a maior mina a céu aberto do mundo, cresceu 15,5% nessa mesma base de comparação, atingindo 36,5 milhões de toneladas ao longo do período, segundo o relatório.

    "Carajás alcançou um recorde de produção para um segundo trimestre (...) devido principalmente ao aumento da eficiência geral da frota de caminhões e ao ramp-up das minas N4WS e extensão de N5S", disse a companhia em comunicado.

    No documento, a Vale voltou a informar que a produção anual da empresa pode ficar no limite inferior das estimativas originais da companhia, de 340 milhões a 350 milhões de toneladas. Isso significa que a produção pode mesmo encolher neste ano.

    Já em relação ao primeiro trimestre do ano, a produção de minério de ferro da Vale cresceu 12%. Isso é comum nesta época do ano por causa da sazonalidade mais favorável (período de menor chuva no país), além também da melhor produtividade no Sistema Norte.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024