• Mercado

    Tuesday, 04-Jun-2024 01:02:11 -03

    Preço baixo e promoções fazem brasileiro mudar viagem, diz pesquisa

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    25/07/2016 17h00

    A maior parte dos brasileiros, 71%, decide onde vai passar férias de acordo com o preço e as promoções de pacotes de viagens.

    O percentual é superior ao encontrado em países como Alemanha (55%), Austrália (49%) e Estados Unidos (46%) e próximo dos de Índia (75%) e China (72%).

    O resultado faz parte de levantamento da empresa britânica de meios de pagamentos WorldPay. Foram ouvidas pela internet 12 mil pessoas em seis países sobre seus hábitos de compra e pagamento para o turismo.

    Escolhem destino por preço - Em %

    Segundo avaliação de Juan D' Antiochia, diretor geral para a América Latina da WorldPay, o comportamento do brasileiro é reflexo, mais do que da crise econômica do país, de questões culturais e de funcionamento do mercado local.

    Ele diz que, enquanto europeus e americanos costumam planejar e comprar pacotes de viagens com meses de antecedência, brasileiros fazem compras próximas da data da viagem, o que os leva a fazer escolhas de última hora.

    "O principal para o brasileiro é tirar férias, o local para onde ele irá é irrelevante. O europeu, em geral, quer ir para um destino específico. Se não puder ir para onde pensou, não vai para lugar algum."

    EMPRÉSTIMOS

    Dentre os turistas brasileiros, 62% usam recursos próprios para viajar. É o maior percentual entre os países analisados.

    O país onde mais se empresta para viajar é a China, em que 72% usa crédito para o turismo. No Brasil o percentual é de 52% (era possível apontar as duas opções).

    Como pagaram as últimas férias? - Em %

    "Na América Latina em geral, existe a cultura de que o crédito não deve ser usado, a menos que se vá comprar um carro ou um imóvel", diz Antiochia.

    Fatores como as taxas de juros altas favorecem essa forma de lidar com o crédito, afirma.

    PARCELADO

    Outro motivo para a diferença no uso de empréstimos é explicada pelo fato de os brasileiros terem a sua disposição o parcelamento no cartão de crédito (que não foi considerado empréstimo pela WorldPay), diz Antiochia.

    No Brasil, 86% dos entrevistados disseram ter interesse em parcelar pacotes de turismo e 90% por parcelar passagens de avião.

    Usariam parcelamento? - Em %

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024