• Mercado

    Friday, 29-Mar-2024 05:35:27 -03

    Conselho da SABMiller aprova oferta revisada de ‎£ 79 bilhões da AB InBev

    ARASH MASSOUDI
    SCHEHERAZADE DANESHKHU
    DO "FINANCIAL TIMES"

    29/07/2016 16h23

    Justin Tallis/AFP
    Bebidas produzidas pela Anheuser-Busch InBev
    Bebidas produzidas pela Anheuser-Busch InBev

    O conselho da SABMiller apoiou uma oferta revisada de ‎£ 79 bilhões, cerca de R$ 338 bilhões, da Anheuser-Busch InBev pela tomada de seu controle acionário, o que abre caminho a que a maior fabricante de cerveja do planeta estenda seu alcance mundial e feche acordo para a terceira maior aquisição corporativa na história.

    A decisão do conselho em larga medida aquieta os temores de alguns investidores de que o acordo pudesse vir a fracassar devido a uma divergência entre as duas ofertas alternativas apresentadas aos investidores na SABMiller.

    Depois de uma reunião de seis horas ontem, o conselho da SABMiller anunciou que pretende recomendar a oferta revisada da AB InBev em valor de ‎£ 45 em dinheiro por ação, ante valor anterior de ‎£ 44, que ela desconsiderou na terça-feira. Mas o conselho também pretendia recomendar a um tribunal do Reino Unido que seus maiores acionistas — o grupo de tabaco norte-americano Altria e a BevCo, a companhia que controla os investimentos da família Santo Domingo, da Colômbia - fossem considerados como uma categoria separada de acionistas.

    Uma manobra como essa poderia significar que os dois grupos, que somados detêm 41% das ações da SABMiller, não teriam autorização para votar sobre a oferta em dinheiro. Isso ajudaria a reduzir a tensão entre os investidores por a oferta paga em ações e dinheiro da AB InBev ser mais favorável aos grandes acionistas.

    A administradora de fundos de investimento Aberdeen Asset Management recebeu positivamente a decisão de realizar duas votações separadas, afirmando que isso "ajudaria a garantir que as posições do restante da base de investidores recebessem o peso devido". A Aberdeen, que detém cerca de 1% das ações da SAB, disse que pretendia votar contra a transação, acreditando que a SABMiller tinha "valor superior" como companhia independente.

    Uma queda no valor da libra esterlina depois do referendo que determinou a saída britânica da União Europeia, no mês passado, e avanços nos preços das ações da AB InBev fizeram com que a parte da oferta paga em dinheiro valesse cerca de 15% menos do que a parte paga parcialmente em ações.

    Jan du Plessis, o presidente do conselho da SABMiller, disse que "estamos cientes de que a alternativa de pagamento parcial em ações inicialmente tinha valor inferior à de pagamento total em dinheiro, mas acontecimentos recentes fizeram com que ela passasse a oferecer um ágio aparente... Entre outras razões, é por isso que pretendemos solicitar ao tribunal britânico que trate a Altria e BevCo como categoria separada de acionistas".

    A AB InBev recebeu com agrado a decisão do conselho da SABMiller, e disse que esperava que a transação fosse concluída este ano. Mais cedo na sexta-feira, a empresa superou a última barreira regulatória à sua proposta de tomada de controle acionário, quando recebeu aprovação do Ministério do Comércio chinês. Du Plessis disse que o conselho da SABMiller agora "trabalharia construtivamente com a AB InBev a fim de produzir uma conclusão bem sucedida da transação tão logo seja praticável".

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024