• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 17:13:28 -03

    Pagar restaurante com dinheiro pode já não ser mais uma opção

    DO "NEW YORK TIMES"

    31/07/2016 02h00

    Às vezes mudar algum item do cardápio pode criar muito mais problemas com os frequentadores de um restaurante do que simplesmente deixar de aceitar dinheiro vivo para pagar a conta.

    É o que aconteceu com o Sweetgreen, uma rede americana de restaurantes, que em janeiro teve, segundo um dos seus fundadores, a "ideia maluca" de recusar as cédulas. Quase ninguém reclamou nas redes sociais, diz Jonathan Neman, diferentemente de quando o bacon e o sriracha (molho de pimenta tailandês) deixaram o menu.

    "Uma das maiores reclamações no Sweetgreen era a fila. Não aceitando dinheiro conseguimos atender os clientes de modo muito mais rápido", diz o cofundador.

    Segundo Neman, em seis unidades que recusam dinheiro (algumas lojas da rede ainda aceitam), os funcionários conseguem atender de 5% a 15% mais clientes por hora.

    "O tempo e o dinheiro gastos na burocracia ao aceitarmos a cédula não valem a pena", diz Jeff Zalaznick, executivo da Major Food Group, que tem uma série de restaurantes em Nova York.

    Não são apenas a rapidez e a economia que estão levando os restaurantes a reduzir as formas de pagamento.

    Uma das alternativas que estão ganhando força são os aplicativos por aparelhos móveis (celular, por exemplo). Esses aplicativos permitem que os restaurantes obtenham dados de consumo dos clientes, além de feedback.

    DIFICULDADES

    Abandonar o dinheiro, porém, tem seus problemas. O pagamento em cédulas nos EUA ainda representa 26% das transações. Além disso, quem não tem conta em banco (quase 8% da população) fica sem alternativas.

    Cartões e aplicativos de pagamento também são sujeitos a falhas de segurança, o que pode expor dados de clientes. Outra vantagem da cédula é que, de acordo com estudos, pagar em dinheiro ajuda o consumidor a gastar menos, ao dar mais valor ao que compra.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024