• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 22:08:20 -03

    Volkswagen rescinde contrato com fornecedor e antecipa férias coletivas

    ANA PAULA MACHADO
    DE SÃO PAULO

    08/08/2016 18h54

    Michael Sohn/AP
    Logo em automóvel da Volkswagen; empresa antecipou férias de funcionários em SP e no PR
    Logo em automóvel da Volkswagen; empresa antecipou férias de funcionários em SP e no PR

    A Volkswagen do Brasil vai antecipar para agosto as férias coletivas de seus funcionários para adequar a linha de produção das fábricas de veículos de São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. A licença estava marcada para outubro.

    Segundo a montadora, os 11 mil funcionários das unidades entram em férias no dia 15 de agosto e devem ficar em casa de três a quatro semanas.

    As fábricas sofriam com o desabastecimento de peças por parte do Grupo Prevent, dono de dezenas de empresas, entre elas Keiper, Fameq, Cavelagni e Mardel. Segundo a Volkswagen, as unidades ficaram 120 dias paradas neste ano e mais de 100 mil veículos que deixaram de ser produzidos.

    Em função do desabastecimento, a Volks informou que rescindiu o contrato com todas as empresas do Grupo Prevent. A montadora também entrou na Justiça para requerer a retomada dos ferramentais de sua propriedade que se encontram nas unidades do grupo.

    "A retomada das ferramentas de sua propriedade permitirá que a Volkswagen restabeleça o seu ritmo normal de produção, possibilitando o funcionamento normal de toda a cadeia produtiva e a tranquilidade de seus empregados e da rede de concessionários. É uma medida que causa pesados custos à empresa. A transferência do ferramental, sua instalação, sua validação e a curva de aceleração até que a empresa opere normalmente, resultarão temporariamente em perdas de produção", diz o comunicado.

    Segundo a montadora, medidas estão sendo tomadas para minimizar os impactos de fornecimento aos concessionários da marca e à oferta de produtos aos seus clientes. "Toda a cadeia de fornecimento, composta por centenas de empresas, e os 18 mil empregados da Volkswagen do Brasil estão focados agora no retorno da empresa à sua normal operação."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024