• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 06:58:31 -03

    Troca da aritmética pela ideologia explica perda do BNDES, diz secretário

    NICOLA PAMPLONA
    DO RIO

    13/08/2016 16h45

    Ueslei Marcelino/Reuters
    Moreira Franco, secretário-executivo do Programa de Parceria em Investimentos
    Moreira Franco, secretário-executivo do Programa de Parceria em Investimentos

    O secretário do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Moreira Franco, disse neste sábado (13) que o prejuízo do BNDES no primeiro semestre é resultado de o banco ter substituído a "aritmética pela ideologia" em sua política de financiamentos.

    Em balanço publicado na sexta (12), o banco reportou perdas de R$ 2,174 bilhões, provocados pelo aumento no risco de calote e pela baixa no valor contábil das ações que a instituição tem em carteira.

    "É um resultado preocupante, mas já estamos tomando providências para que o sistema de financiamentos deixe de operar substituindo a aritmética pela ideologia", afirmou Moreira, em entrevista concedida no Rio sobre o programa de concessões do governo.

    "O que gerou toda a dificuldade do BNDES foi a necessidade de o banco usar de maneira abundante recursos subsidiados", completou.

    Após o impeachment, o governo interino Michel Temer substituiu o comando do banco, indicando a economista Maria Silvia Bastos Marques, que já anunciou o interesse em reduzir a participação do BNDES nos financiamentos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024