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    Acionistas de Kroton e Estácio aprovam união das empresas

    DA REUTERS
    DE SÃO PAULO

    15/08/2016 16h27 - Atualizado às 21h17

    Ricardo Moraes - 30.jun.16/Reuters
    A building of Estacio college is pictured in Rio de Janeiro, Brazil, June 30, 2016. REUTERS/Ricardo Moraes ORG XMIT: RJO09
    Unidade da Estácio no Rio

    Acionistas dos grupos de ensino Kroton e Estácio aprovaram em assembleias nesta segunda-feira (15) os termos da proposta para a incorporação da segunda pela primeira, conforme comunicados de ambas as empresas.

    A Kroton informou ainda que a assembleia aprovou também o laudo de avaliação da Estácio feito pela consultoria Apsis, além de um aumento do capital social com a emissão de até 2,5 milhões de ações.

    A assembleia desta segunda (15) é mais um passo em direção à união das duas companhias, um negócio que vai resultar em um gigante da educação com cerca de 1,5 milhão de alunos e aproximadamente 25% de participação no mercado brasileiro de educação privada, segundo especialistas no setor.

    Até que o negócio seja concretizado, ainda falta a análise do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que vai avaliar se impõe restrições à operação. Caso sejam feitas restrições, as empresas decidirão se aceitam cumprir as exigências do Cade ou se desistem do negócio. E se elas aceitarem, o passo seguinte será o cumprimento das medidas.

    Especialistas estimam que, dado o gigantismo do negócio e os riscos da concentração, é muito provável que o Cade irá impor algumas restrições. A negociação já vem provocado reações como a da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio, que entrou com denúncia no órgão afirmando que a operação pode provocar concentração econômica ilegal e prejudicar concorrência e qualidade do ensino.

    O mais provável, segundo analistas do setor, é que a companhia combinada tenha que colocar à venda a UniSEB, instituição a distância da Estácio. Operação semelhante ocorreu com a Uniasselvi, vendida pela Kroton como condição para que o Cade aprovasse a compra da Anhanguera, anunciada em 2013.

    Isso porque a concentração mais grave ocorreria no segmento à distância. Líder na educação presencial, a Kroton é também dona das duas maiores marcas de ensino a distância, a Unopar e a Uniderp, que juntas correspondem a cerca de 40% do total de matrículas.

    A Kroton é dona de marcas como Anhanguera, Fama, LFG, Pitágoras e outros.

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    RAIO-X

    KROTON /2º tri.2016

    RECEITA LÍQUIDA: R$ 1,39 bilhão
    NÚMERO DE MATRÍCULAS: 948,6 mil
    FACULDADES: Anhanguera, Pitágoras, Unic, Unime

    *

    ESTÁCIO /2º tri.2016

    RECEITA LÍQUIDA: R$ 835,3 milhões
    NÚMERO DE ALUNOS: 544,3 mil
    FACULDADES: Estácio

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