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    Campanha da Apex tenta reerguer imagem do Brasil no exterior

    PATRÍCIA CAMPOS MELLO
    ENVIADA ESPECIAL AO RIO

    21/08/2016 23h06

    A agência brasileira de promoção de exportações e investimentos (Apex-Brasil) aproveitou a cerimônia de encerramento da Olimpíada do Rio, neste domingo (21), para lançar a nova campanha de imagem do Brasil no exterior.

    Com o mote "Be Brasil", que será parte da cerimônia, a campanha quer reforçar a credibilidade do país em meio à possibilidade de uma retomada econômica, falando da sustentabilidade do agronegócio brasileiro e da qualidade dos produtos.

    A estratégia faz parte da "nova Apex" anunciada pelo chanceler José Serra. A agência deixou de ser subordinada ao Ministério do Desenvolvimento e agora está sob o guarda-chuva do Itamaraty, presidida pelo embaixador Roberto Jaguaribe.

    A Apex vai desembolsar R$ 30 milhões de patrocínio para as Paraolimpíadas e para o encerramento da Olimpíada. A ideia original era participar dos jogos desde o início, mas a negociação foi complexa por causa das restrições de uso de marcas. Por fim, com a necessidade de reforço no financiamento da Paraolimpíada —o comitê da Rio 2016 anunciou que não tinha todos os recursos necessários— foi possível chegar a um pacote.

    Jales Valquer /Fotoarena/Folhapress
    Presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe
    Presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe

    "Houve deficiências no financiamento para os jogos e negociações de última hora", explicou à Folha o embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Apex.

    Segundo Jaguaribe, os jogos olímpicos se deram em uma conjuntura política e econômica muito negativa. "O fato de terem sido bem sucedidos agregam para a imagem que queremos passar do Brasil, de resiliência e maturidade", diz. Ele afirma que, nos últimos 4 ou 5 anos, a credibilidade do país, inclusive a macroeconômica, foi muito prejudicada. "Estamos começando a sair de uma recessão e queremos reforçar a ideia de credibilidade, de que o Brasil entrega os produtos, que são de qualidade."

    Ao assumir, Serra anunciou que a Apex, que tem orçamento de R$ 590 milhões, não iria mais anunciar em camarote de cerveja ou levar empresário para participar de qualquer feira no exterior.

    Jaguaribe afirmou que o novo foco será fornecimento de inteligência comercial.

    "Apex vai focar cada vez mais em inteligência comercial, detectar demanda e oportunidade, e não em patrocínio de coisas óbvias."

    A agência também estará na linha de frente dos road shows das concessões de infraestrutura, em que o governo aposta para reduzir o déficit do orçamento.

    SUAS CONTAS

    Em vez de privilegiar setores com menos condições de se expandirem no exterior, vão apostar em algumas áreas que já têm bastante força, como agronegócio e montadoras, diferentemente do governo Lula-Dilma. "O agronegócio é a área que tem a maior possibilidade de expansão no curto prazo", justifica Jaguaribe.

    Um dos objetivos da campanha BeBrasil é corrigir as distorções da imagem do agronegócio brasileiro, visto no exterior como predatório e desmatador. "Brasil de longe é o produtor agrícola de maior sustentabilidade, mas os europeus passam o tempo todo propagando a ideia de que a agricultura brasileira é destrutiva", diz Jaguaribe.

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