• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 14:34:11 -03

    Investidor volta a mirar juro alto de emergentes

    DO "FINANCIAL TIMES"

    22/08/2016 02h00

    Tony Gentile - 9.ago.2011/Reuters
    Homem em frente a painel em Roma
    Homem em frente a painel em Roma

    Os mercados emergentes estão sendo inundados com dinheiro em um ritmo recorde, conforme as taxas de juros negativas no mundo desenvolvido levam investidores a buscar ativos mais arriscados em um comportamento que foi qualificado por um operador como "febre de compra".

    A aplicação em fundos de ações de mercados emergentes atingiu, na última semana, o maior nível em 58 semanas.

    Economistas afirmam que os níveis sem precedente de afrouxamento monetário no Reino Unido, no Japão e na Europa fizeram investidores ignorarem os riscos de colocar dinheiro em economias menos estáveis.

    Nos emergentes, fundos de ações registraram entradas de US$ 5,1 bilhões na semana encerrada em 17 de agosto, a sétima seguida de entradas, de acordo com dados da consultoria americana EPFR.

    Nas mesmas sete semanas, um recorde de US$ 20 bilhões foi investido em títulos de mercados emergentes, com investidores retirando dinheiro dos bônus dos Estados Unidos e da Europa e colocando em ativos mais arriscados.

    A expectativa de que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) vai manter sua política monetária causou a desvalorização do dólar e o aumento dos preços de petróleo, enquanto a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia e o corte de juros e compra de títulos por parte do Banco da Inglaterra deram impulso maior aos ativos emergentes.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024