• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 01:59:08 -03

    Apple lança iPhone 7 nesta quarta e tenta frear queda nas vendas

    FELIPE MAIA
    DE SÃO PAULO

    07/09/2016 02h00

    A Apple apresenta nesta quarta-feira (7), em San Francisco, o novo iPhone, modelo que tem a missão de fazer as vendas do smartphone pararem de cair em seu décimo ano no mercado.

    Se informações divulgadas por analistas e a imprensa especializada se confirmarem, o iPhone 7 deve ter uma "ausência" como maior novidade. Não haverá mais entradas comuns de fones de ouvido, e o usuário terá de usar modelos Bluetooth, sem fio, para escutar canções ou recorrer a um adaptador para plugar o acessório na entrada hoje usada para o carregador.

    Apesar de também haver rumores sobre melhorias na câmera e no corpo do celular, parte dos analistas já torce o nariz para a falta de uma grande novidade. "Essa falta da entrada de fone de ouvido vai até fazer com que as pessoas fiquem menos propensas a atualizar seus aparelhos, já que elas já têm um monte desses acessórios, gastaram dinheiro com eles e não querem ter de usar um adaptador", diz Tuong Nguyen, analista da consultoria Gartner.

    Evolução do iPhone

    No primeiro semestre, as vendas globais de iPhones caíram pela primeira vez desde o lançamento, em 2007. Uma queda de 15,7%, para 91,6 milhões de unidades.

    O mau momento não se trata de uma exclusividade do iPhone: as vendas de smartphones vêm crescendo a um ritmo menor –o mercado deve fechar o ano com alta de 7% em 2016, ante 14,4% no ano passado, segundo a Garter. No Brasil, a IDC projeta queda de 16% nas vendas.

    O problema geral da indústria é não conseguir apresentar inovações que estimulem uma troca mais rápida dos aparelhos –algo que seja mais palpável que especificações de um processador ou pixels a mais nas câmeras.

    "Os smartphones acabaram ficando tão bons que os consumidores não veem mais muito valor nas novidades", afirma Nguyen.

    IPHONE EM XEQUE - Vendas do smartphone da Apple têm queda em 2016

    BRASIL

    No Brasil, o iPhone 7 terá de enfrentar outro desafio, o preço. Os novos aparelhos de topo de linha da empresa têm chegado ao país por valores acima de R$ 4.000, o que inibe parte dos consumidores. Ele também pode sofrer com a concorrência de um "irmão", o SE, uma versão mais modesta que chegou às lojas em março por R$ 2.700.

    "Muitos consumidores trocaram antigos modelos de iPhone pela versão SE, o que pode frustrar as vendas do novo modelo", diz Elton Morimitsu, analista da consultoria Euromonitor. "Mesmo o consumidor fiel da Apple já não está disposto a desembolsar mais de R$ 4.000 pelo último modelo da marca."

    A Apple, que vinha perdendo em vendas e em participação de mercado no Brasil, se recuperou no segundo trimestre. Foram vendidos 609 mil iPhones, alta de 55% ante o mesmo período de 2015.

    Participação de mercado de grandes fabricantes de smartphones no Brasil - Em %

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024