• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 13:16:59 -03

    Aplicativo para agricultor é adaptado para funcionar sem internet

    ESTELITA HASS CARAZZAI
    DE CURITIBA

    08/09/2016 02h00

    Divulgação
    aplicativo FieldView, da Monsanto, que promete colher informações da lavoura em tempo real Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Aplicativo da Monsanto que promete colher informações da lavoura em tempo real

    Lançado há três anos nos Estados Unidos e utilizado por mais de 100 mil agricultores americanos, o aplicativo da Monsanto que promete colher informações da lavoura em tempo real teve de se adaptar à baixa conectividade das fazendas brasileiras.

    Depois de um teste com 35 produtores no início do ano, a empresa precisou tornar o sistema off-line, como uma alternativa à falta de internet no campo.

    "A gente tropicalizou a plataforma", afirma Mateus Barros, líder das operações na América do Sul da Climate Corp —braço da Monsanto para tecnologia e agricultura digital.

    Os engenheiros da empresa passaram cerca de três meses trabalhando para que o sistema captasse as informações de plantio e colheita direto do trator, como já faz na versão norte-americana, mesmo sem conexão com a internet.

    "O sensor captura e armazena a informação e, assim que estiver conectado a uma rede, seja 3G ou wi-fi, o aplicativo sincroniza os dados", afirma Barros.

    Segundo um levantamento da OpenSignal, apenas 10% das lavouras brasileiras têm 3G ou wi-fi no campo —ante 90% no "cinturão do milho" dos Estados Unidos.

    Para Barros, a falta de conexão pode ser um empecilho à expansão da agricultura de precisão no Brasil, mas é preciso desenvolver alternativas. "Mais de 80% das fazendas, por exemplo, têm internet no escritório. Não é mais uma barreira."

    O aplicativo da empresa, chamado FieldView, ainda está em fase de testes e deve ser lançado no Brasil em dois anos. Não há estimativa de preço —nos Estados Unidos, o kit inicial custa US$ 500 (cerca de R$ 1.500).

    O software promete entregar mapas detalhados da propriedade em tempo real, com informações sobre produtividade e teor de nitrato do solo, por exemplo, auxiliando o agricultor a tomar decisões sobre o plantio e a colheita.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024