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    Sony quer aproveitar sucesso de 'Pokémon Go' e investir em jogos de celular

    MADHUMITA MURGIA
    DO "FINANCIAL TIMES", EM BERLIM

    09/09/2016 16h55

    A Sony anunciou que pretende ingressar no mercado de jogos móveis, depois de assistir das laterais ao sucesso da Nintendo, sua rival nos consoles, com o "Pokemón Go", um jogo de realidade aumentada.

    "[Os jogos móveis] são algo em que ingressaremos agressivamente", disse Kaz Hirai, o presidente-executivo da Sony, durante a feira de bens eletrônicos de consumo IFA, em Berlim.

    "É uma grande mudança, de sermos um negócio baseado em consoles para sermos um negócio que atinja também os celulares", afirmou Hirai.

    O "Pokémon Go" virou o jogo, de acordo com o executivo. "Estou interessado no fato de que ele tem o potencial de realmente mudar a maneira pela qual as pessoas se movimentam literalmente."

    Os jogadores do game da Nintendo veem personagens de animação nas telas de seus smartphones, sobrepostos ao mundo real. Hirai disse que deseja acrescentar capacidades de realidade aumentada como essas ao elenco de jogos da Sony. "Foi uma grande e inovadora ideia, que beneficiará a todos no setor de videogames", ele afirmou.

    Caçada urbana

    Apesar do sucesso surpreendente do novo jogo da Nintendo, as duas fabricantes japonesas de consoles vêm demorando a ingressar no mercado de jogos móveis. "Sony e Nintendo controlam a plataforma e querem reter seu controle e ganhar tanto dinheiro quanto possível com isso", disse Steve Bailey, analista de videogames da IHS Markit. "Mas o cenário mudou consideravelmente. A ameaça dos jogos móveis é tão grande que eles já não podem ignorá-los".

    A Nintendo lançou seu primeiro app para aparelhos móveis, o Miitomo, em março.

    A história da Sony nesse setor do mercado de jogos é mais complicada. Diversas iniciativas para levar os jogos de seu console Playstation a versões de console portáteis —e aos celulares Xperia que a empresa fabrica— fracassaram. "Eles estão interessados nesse tema há cinco ou seis anos, mas até agora não acertaram", disse Jack Kent, analista do mercado móvel na IHS Markit.

    "A estratégia envolvia vender mais aparelhos ou mais consoles, em lugar de ganhar dinheiro com os jogos", ele acrescentou.

    Hirai afirmou que planejava enfrentar o problema começando de baixo. "Os jogos móveis são parte muito importante do mercado japonês, e portanto criamos uma nova subsidiária completamente dedicada a eles. Essa subsidiária lançará novos títulos", ele disse.

    O Japão gasta mais com jogos para aparelhos móveis, em termos per capita, do que qualquer outro país, seguido por Coreia do Sul e China. A Ásia será o foco primário da ForwardWorks, a nova subsidiária da Sony.

    A Sony continua a apostar muito em seu console de mesa PlayStation, com uma versão atualizada e mais poderosa, —o PlayStation 4 Pro, conhecida pelo codinome "Neo", anunciado nesta semana. O aparelho apoiará resolução de definição ultra-alta, 4K, sistemas de realidade virtual, e servirá para embasar o lançamento do headset de realidade virtual do PlayStation, em outubro.

    Em maio, o Playstation 4 se tornou o console de videogames de vendas mais rápidas na história da Sony, atingindo um total cumulativo de 40 milhões de unidades vendidas.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Pokémon Go

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