• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 09:01:20 -03
    Guia da Micro, Pequena e Média Empresas (MPME)

    Aplicativos ajudam no gerenciamento de contas e do lixo

    ANAÏS FERNANDES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    25/09/2016 02h00

    Adriano Vizoni/Folhapress
    SAO PAULO - SP - BRASIL, 12-09-2016, 16h20: MPME - SUSTENTABILIDADE. Retrato de Fernando Beltrame, feito no Clube Hipica Santo Amaro. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, MPME) ***EXCLUSIVO FSP***
    Fernando Beltrame, presidente da consultoria Eccaplan

    Aplicativos para smartphones e tablets oferecem praticidade e mobilidade para quem quer tornar o negócio mais sustentável. Há modelos para controlar a conta de água e luz, gerenciar o lixo e até estimular os funcionários a irem de bike ao trabalho. A maioria é gratuita.

    No ar na web há oito anos, o portal Rota da Reciclagem –que indica onde estão cooperativas de catadores e empresas que compram materiais recicláveis– ganhou um aplicativo em 2012.

    "Essa convergência multimídia tem melhorado a experiência das pessoas na utilização do serviço", diz Valéria Michel, diretora de meio ambiente da Tetra Pak, responsável pelo projeto.

    O programa é usado pela consultoria em sustentabilidade Eccaplan. Criada em 2008, a empresa trabalha, entre outros serviços, com a gestão de resíduos em companhias e grandes eventos, como o festival gastronômico Taste of São Paulo.

    "Usamos o Rota de Reciclagem para identificar os melhores locais para destinar os resíduos", afirma Fernando Beltrame, presidente da consultoria. Só na edição deste ano da Casa Cor SP, mostra de decoração realizada entre maio e julho no Jockey Club, foram mais de 12 toneladas de material doados. Em outras circunstâncias, terminariam na caçamba de lixo.

    Para Gabriela Yamaguchi, gerente do Instituto Akatu, os aplicativos têm potencial para gerar uma mudança de comportamento nas pessoas.

    "O grande valor da tecnologia nesse sentido é a possibilidade de acompanhamento de informações de consumo e gasto", diz.

    Em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o instituto lançou uma série de aplicativos relacionados ao consumo consciente. Um deles, o Nossa Energia, permite calcular o consumo médio de energia de cada aparelho eletrônico e eletrodoméstico e seu impacto nas finanças.

    Esse monitoramento, segundo Yamaguchi, é importante para planejar ações preventivas. "Empresas pequenas costumam ter uma copa, por exemplo, onde muitos aparelhos ficam no modo 'stand by', consumindo uma energia desnecessária. Desligados quando fora de uso, em um mês, esses aparelhos podem gerar uma economia equivalente a seu uso direto por quatro meses", aponta.

    *

    Nossa energia
    A calculadora contabiliza o gasto de cada eletrônico e eletrodoméstico do ambiente

    SISTEMA iOS e Android
    QUANTO grátis
    IDIOMA português

    Nosso transporte
    Compara custos financeiros e emissão de carbono gastas para deslocamento de carro, transporte público, bicicleta ou a pé

    SISTEMA iOS e Android
    QUANTO grátis
    IDIOMA português

    Rota da reciclagem
    Mostra onde estão, nas proximidades do usuário, cooperativas de catadores e empresas que compram materiais recicláveis

    SISTEMA iOS e Android
    QUANTO grátis
    IDIOMA português

    Eco Charger
    Avisa quando a bateria do celular está 100% e o carregador pode ser retirado da tomada

    SISTEMA Android
    QUANTO grátis
    IDIOMA português

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024