• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 12:56:35 -03

    BC chinês diz que desaceleração econômica limita investimento no país

    DA REUTERS

    29/09/2016 09h10 - Atualizado às 09h48

    Kim Kyung-Hoon/Reuters
    Excesso de capacidade industrial da China têm reduzido oportunidades de investimento, diz BC
    Excesso de capacidade industrial da China têm reduzido oportunidades de investimento, diz BC

    A desaceleração da economia e os problemas com o excesso de capacidade industrial da China têm reduzido as oportunidades de investimento no país, informou a agência de notícias oficial "Xinhua", citando o membro do comitê monetário do banco central chinês Fan Gang.

    Fan disse que eliminar as políticas ineficazes, reforçar os direitos imobiliários e aumentar a confiança das empresas privadas vai ajudar a estimular o investimento, de acordo com a Xinhua.

    O investimento privado cresceu apenas 2,1% nos primeiros oito meses do ano, o mesmo ritmo que no período de janeiro a julho, mantendo-se em mínimas recordes.

    Ele destacou que a China não pode conduzir reformas sem considerar o custo para o crescimento econômico porque isso criaria muitos problemas, incluindo o desemprego.

    O excesso de capacidade industrial continua sendo um dos principais pesos para o crescimento econômico. Pequim se comprometeu a acelerar o ritmo de seus cortes na capacidade industrial, particularmente sobre o aço. O país produz metade do aço do mundo.

    COMÉRCIO

    A pressão para baixo sobre o comércio da China está crescendo devido a vários fatores de desestabilização, disse uma autoridade do Ministério do Comércio nesta quinta-feira (29).

    Zhang Ji, um ministro assistente, não elaborou sobre os fatores de desestabilização, mas salientou que a demanda global permanece fraca e "impossível" de se alterar fundamentalmente neste ano, embora os números do comércio de janeiro a agosto tenham mostrado sinais positivos.

    "Nós temos que ter uma compreensão racional da situação", disse ele, acrescentando que os resultados mais recentes de um relatório da OMC (Organização Mundial do Comércio) também mostraram que o comércio global está em dificuldades.

    O volume do comércio mundial estimado pela OMC deverá crescer apenas 1,7% em 2016, uma previsão muito menor em comparação com os 2,8% de abril. É a primeira vez em 15 anos que o comércio internacional tem crescido mais lentamente do que a economia mundial.

    Zhang disse que o governo vai intensificar os esforços para desenvolver uma estratégia de diferenciação no processamento comercial para melhorar a competitividade, e vai continuar reduzindo os custos para as empresas chinesas, garantindo a transparência.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024